sábado, 7 de maio de 2016

Orégano

  Orégano e seus beneficios

BENEFÍCIOS DO OREGANO

Origanum vulgare

Também conhecido como manjerona silvestre, o orégano é um condimento aromático, muito utilizado na cozinha europeia e que possui propriedades medicinais.
Descrição : Planta da família das Labiadas, também conhecida como manjerona rasteira, manjerona silvestre e oregão.
Herbácea que cresce em tufos rastejantes de 40 a 6O cm de comprimento. Raízes são adventícias, produzem um caule pubescente, quadrado e de cor púrpura, com folhas ovadas opostas , com pequenas depressões.
As hastes desfolham-se na parte inferior; Delicadas flores avermelhadas ou róseas, em ramalhetes curtos e concisos, protegidas por folhas arroxeadas, possuem dois lábios e florescem de julho a outubro; As folhas exalam aroma à menta; Há varias espécies diferentes de Origanum: compactum, dictamnus, e onites.
A subespécie hirtum do Origanum vulgare, tem um sabor picante, com folhas muito pubescentes e flores brancas.
Habitat: O orégano comum ou selvagem é uma planta perene que cresce na região Mediterrânea e na Ásia, sendo muito cultivado em todo o mundo.
História: O orégano é um ingrediente comum em pratos espanhóis, mexicanos, e s; É uma especiaria e um agente flavorizante por centenas de anos. Sua maior utilização é como digestivo e estimulante circulatório; O orégano é usado em perfumaria, especialmente como essência para sabonetes e por seus óleos voláteis; Suas qualidades antissépticas e medicinais são conhecidas desde a antiguidade, as tentativas de caracterizar a química destas propriedades no laboratório datam do início do século 20.
Partes utilizadas : Folhas frescas ou secas.
Propriedades : Sedativo, antiespasmódica, béquica, carminativa, antirreumáticas.
Indicações : Combate a tosse, as doenças do pulmão, as dores musculares; Afecções estomacais: indigestão, gases, cólicas, enjoo; cefaleias e queixas nervosas; Afecções respiratórias, dores articulares e musculares; Dor de dente; Repelente de formigas; antibacteriana, fungicida, antioxidante; Agente estrogênico.
Uso pediátrico: As mesmas indicações possíveis. Uso na gestação e na lactação: O orégano é classificado como planta segura. A segurança e a eficácia do orégano em doses acima das recomendadas não foi estabelecida, portanto as gestantes devem evitar quantidades acima daquelas encontrada em alimentos.
Princípios Ativos : Óleo essencial (timol e carvacol), Ácidos oleanólico e ursólico; flavonoides; Hidroquinonas; Ácido rosmarínio; Taninos; Glicosídeos fenólicos; Fenóis polares: ; Tocoferóis.
Modo de usar : Infusão de uma colher de sopa em uma xícara de chá de água. Tomar 2 a 3 xícaras ao dia. É um condimento aromatizante, pode ser usado em armários e gavetas para perfumar e repelir insetos.
Contraindicações: Nenhuma contraindicação foi identificada. O orégano é reconhecido com seguro para o consumo humano. Sensibilidade alérgica é rara, mas já foi relatada.
Posologia: Como tempero, ad libidum; Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) em infuso até 3 vezes ao dia em intervalos menores que 12hs; O óleo essencial é usado em Aromaterapia; A planta fresca pode ser usada na preparação de óleos e alimentos.
Efeitos colaterais: Embora o orégano seja consumido frequentemente, há poucos relatórios na literatura de efeitos adversos ou de reações sistêmica; Um relatório comenta o caso de um paciente que teve uma reação anafilática após o consumo de orégano: prurido, inchação dos lábios e língua, disfagia, disfonia, dificuldade respiratória superior, hipotensão, e edema facial e palpebral, que ocorreu alguns minutos após a ingestão de um alimento contendo orégano; Sensibilidade cruzada com outros membros da família Laminaceae também foi observada; Em um estudo, 55 pacientes com dermatite de contato foram testados usando um fito com preparações das especiarias testadas. Quatro pacientes testaram positivo para o orégano.
Estudos científicos: Resultados sobre o efeito aperitivo do orégano - Em um pequeno estudo (n = 54), os voluntários receberam uma refeição de massa com molho de tomate, com a palatabilidade ajustada pela adição de 3 níveis de orégano: agradável, saboroso, e forte. A adição de uma pequena quantidade de orégano aumentou a palatabilidade e o consumo da refeição, enquanto a adição excessiva de orégano tendeu a reduzir o consumo da massa.
Toxicologia: Nenhuma toxicidade severa foi relatada com o consumo do orégano, exceto por um caso de anafilaxia.
orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do  mediterraneo e também para fazer alguns medicamentos antigamente. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor. O orégão é um alimento, mas conhecido como uma folha repartida, várias folhas dele são picotadas para darem aroma e sabor.

    Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo usadas como  tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostosfenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.
Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanoides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listereia e monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.

Utilização na culinária

É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne, e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.
Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.
Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.

Nenhum comentário:

Postar um comentário