quinta-feira, 26 de maio de 2016

Boldo

  Boldo

Conheça os benefícios do boldo
O Boldo do Chile (Peumus boldus) é originário e cresce em abundância na região Mediterrânea úmida do Chile Central. O extrato de boldo é utilizado há muitos anos para o tratamento de enxaqueca, dor de ouvido, reumatismo, "fraqueza nervosa", tontura, dispepsia, dor menstrual e inflamação do trato urinário.

Alguns afirmam que ele apresenta também propridades sedativas e de leve hipnose.As folhas de boldo contém taninos, óleos essenciais (principalmente o ascaridol e o cineol) e falvonóides, com maior predominância de catequina. Contém também uma grande quantidade de boldina, um importante alcalóide.

As concentrações de catequina, ácido gálico e ácido tânico são maiores do que as de boldina e parecem contribuir em maior grau para a capacidade total antioxidante da infusão de boldo. A boldina tem a função de aumentar o fluxo da bile gradualmente, ajudando na digestão de gorduras.

O boldo também ativa a secreção salivar e a do suco gástrico auxiliando em casos de dispepsia e hipoacidez. Alguns estudos apontam a sua ação como um relaxante muscular leve. Apesar dos inúmeros benefícios o chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.

Indivíduos com vesícula biliar obstruída ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica.
Os principais benefícios do chá de boldo incluem:

Melhora o funcionamento do fígado;
Auxílio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
Diminuição da azia;
Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
Auxílio no tratamento de gastrite;
Auxílio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
Diminuição dos gases;
Atua como antioxidante, antifúngico e antibacteriano;
Tem efeito calmante;
O boldo, de nome científico Peumus boldus Molina, é uma planta medicinal muito utilizada em tratamentos caseiros, principalmente nos problemas relacionados à digestão.

Como fazer o chá de boldo

Para preparar o chá de boldo, basta adicionar as folhas da planta em uma xícara com água fervente e deixar descansar por alguns minutos. O chá deve ser bebido várias vezes ao dia.

Contraindicações do chá de boldo

As contraindicações do chá de boldo incluem obstrução da vesícula biliar e as grávidas também não devem tomar o chá de boldo, especialmente nos primeiros 3 meses de gestação, porque ele pode provocar aborto ou causar malformações no feto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário