segunda-feira, 16 de maio de 2016

Camomila

  Camomila e seus beneficios

Ajudar na má digestão, acalmar e reduzir a ansiedade são alguns dos benefícios do chá de Camomila, que pode ser preparado usando as flores secas da planta ou os sachês que se compra no supermercado.

O chá de Camomila pode ser preparado somente com esta planta medicinal ou numa combinação de plantas, como erva-doce e hortelã. O nome cientifico da camomila é Matricaria recutita, também conhecida vulgarmente como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou simplesmente camomila.

Benefícios e Propriedades do Chá de Camomila

Os principais benefícios do chá de Camomila incluem:

Diminui a hiperatividade;
Ajuda a acalma e a relaxar;
Alivia o estresse;
Auxilia no tratamento da ansiedade;
Ajuda no tratamento de problemas no estômago, a controlar a má digestão e a tratar as úlceras no estômago;
Ajuda a aliviar o enjoo;
Alivia cólicas menstruais;
Ajuda no tratamento de feridas e inflamações;
Acalma e remove as impurezas da pele.
O chá de Camomila é a forma mais comum de utilizar esta planta, podendo esta também ser associada ao mel, à Erva-doce ou à hortelã-pimenta, combinando assim diferentes benefícios.

A Camomila pode ser utilizada em outras formas além do chá, como na forma de creme ou pomada, óleo essencial, loção ou tintura. Quando usada na forma de creme ou pomada a Camomila é uma ótima opção para tratar alguns problemas na pele, como a psoríase, ajudando a limpar a pele e a reduzir a inflamação.

Receitas com Chá de Camomila

Os chás podem ser preparados usando apenas flores secas de Camomila ou misturas feitas usando outros chás, de acordo com o gosto e com os benefícios pretendidos.

1. Chá para acalmar e relaxar

O chá de Camomila seca apresenta propriedades relaxantes e ligeiramente sedativas que ajudam a tratar a insônia, a relaxar e a tratar a ansiedade e o nervosismo. Além disso, este chá também pode ajudar a reduzir as cólicas e espasmos durante a menstruação.

Ingredientes:
2 colheres de chá de flores secas de Camomila.
Modo de preparo:
Em 250 ml de água fervente adicionar as 2 colheres de chá. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 3 vezes por dia, e caso seja necessário pode ser adoçado com uma colher de chá de mel.

Além disso, para aumentar o efeito relaxante e sedativo deste chá pode ser adicionada uma colher de chá de erva-dos-gatos seca e de acordo com indicação do pediatra este chá pode ser usado por bebês e crianças para reduzir a febre, a ansiedade e o nervosismo.

2. Chá para tratar a má digestão e combater os gases

O chá de Camomila com Erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases, a acidez no estômago e a regularizar o intestino.

Ingredientes:
1 colher de chá de Camomila seca;
1 colher de chá de sementes de Erva-doce;
1 colher de chá de mil-folhas;
1 colher de chá de raiz de alteia picada;
1 colher de chá de filipêndula.
Modo de preparo:
A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser bebido 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.
3. Chá de Camomila para refrescar os olhos cansados e inchados

O chá de Camomila seca com sementes de funcho esmagadas e com flor de Sabugueiro seca quando aplicado nos olhos ajuda refrescar e a reduzir o seu inchaço.

Ingredientes:
1 colher de sopa de Camomila seca;
1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
1 colher de sopa de sabugueiro seca.
Modo de preparo:
A 500 ml de água fervente adicionar a mistura e tapar. Deixar repousar durante cerca de 10 minutos, coar e colocar no frigorifico.

Este chá deve ser aplicado nos olhos usando uma flanela umedecida, aplicada sobre os olhos fechados durante 10 minutos sempre que for necessário. Além disso, este chá também pode ser usado para ajudar a tratar infecções vaginais, para acalmar e reduzir a inflamação da pele em casos de irritação, eczemas ou picadas de insectos ou pode ainda ser usado para tratar a psoríase.

4. Chá de Camomila para acalmar a dor de garganta

O chá de Camomila seca também pode ser usado para ajudar a acalmar a dor da garganta irritada e inflamada, devido ás suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:
1 colher de chá de flores secas de Camomila.
Modo de preparo:
Adicionar a Camomila a uma xícara com água fervente e deixar repousar até esfriar. Este chá deve ser usado para gargarejar a garganta, e pode ser usado sempre que necessário. Além disso, também pode ser usado para facilitar a cicatrização de gengivites e de estomatites.

5. Chá para acalmar o enjoo

O chá de Camomila seca com framboesa ou hortelã-pimenta ajuda a aliviar a náusea e o enjoo.

Ingredientes:
1 colher de chá de Camomila seca;
1 colher de chá de folhas secas de Hortelã-pimenta ou Framboesa.
Modo de preparo:
Adicionar a mistura a uma xícara de chá com água fervente. Tapar, deixar repousar durante cerca de 10 minutos e coar antes de beber. Este chá pode ser bebido 3 vezes por dia ou de acordo com a necessidade, porém não deve ser tomado por grávidas sem orientação do médico.

6. Chá para aliviar os sintomas de gripe e resfriado

O chá de Camomila seca ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, inflamações no nariz e de gripes e resfriados, devido as suas propriedades que reduzem a inflamação.

Ingredientes:

6 colheres de chá de flores de Camomila;
Modo de preparo:
Adicionar as flores secas a 1 a 2 litros de água fervente, tapar e deixar repousar durante cerca de 5 minutos.

O vapor do chá deve ser inalado profundamente durante cerca de 10 minutos e para um melhor resultado deve colocar o rosto sobre a taça e cobrir a cabeça com uma toalha grande.
Trata-se de uma das ervas mais conhecidas e usadas por sua quantidade de propriedades curativas e estéticas. É ingerida principalmente como chá, mas também pode ser utilizada em cremes ou loções.

Um pouco de história
A camomila já era usada na Grécia antiga, no Egito e no Império Romano para tratar várias doenças. Porém, tornou-se popular na idade média, quando era consumida para asma, problemas nervosos, náuseas, problemas de pele, dentre outros.

Atualmente, a camomila pode ser encontrada praticamente no mundo inteiro e é muito resistente a qualquer clima, por isso, pode ser facilmente plantada em um jardim ou em um vaso.
Benefícios da camomila
As principais propriedades desta erva são: anti-inflamatórias, antialérgicas, antibacterianas e sedativas.

Além disso, possui boas vantagens digestivas, por isso, recomenda-se beber uma xícara de chá de camomila depois de comer, para aliviar dores, relaxar o estômago pesado e até em casos de úlcera ou gastrite.

É muito boa para tratar problemas respiratórios como a asma, resfriado, febre alta e bronquite. Para aquelas pessoas que não conseguem dormir, é aconselhável beber uma infusão de camomila para ter sonos mais profundos.
Também é ideal para mulheres que sofrem dores menstruais intensas.

A camomila e a estética
Além da utilização medicinal da planta, também é possível utilizá-la para fins cosméticos e estéticos.

Por exemplo, o uso mais comum é para clarear o cabelo: pessoas com cabelos castanhos que desejam uma cor mais clara, podem utilizar a camomila para fazer enxagues durante o verão, pois com a ação do sol, é possível conseguir tons mais claros.

Também apresenta boas propriedades para a pele. Os cremes ou cataplasmas caseiros de camomila são excelentes para regenerar os tecidos e os gargarejos são bons para cicatrizar aftas ou herpes labiais mais rápido.

É possível encontrar no mercado várias versões da camomila: cremes, óleos essenciais, loções e capsulas, porém, o mais comum e saudável é a infusão ou o chá.

Como preparar o chá de camomila
É muito simples o processo de preparação do chá de camomila, basta ferver a água e em uma xícara e adicionar uma colher de sopa da erva seca (também há a opção dos saquinhos da erva prontos para diluir em água).

Caso utilize a erva seca, deixe-a 3 minutos em água fervente e depois coe. O chá pode ser consumido frio ou quente, depende do gosto de cada um e claro, da época do ano.
A camomila é uma planta popular na casa de famílias brasileiras, embora tenha um cultivo maior na América do Norte, sendo usada para curar, alimentar e perfumar, entre outras utilidades. O derivado mais comum dessa erva é o chá, uma infusão antiga com propriedades calmantes e digestivas.

Com pequenas flores brancas, semelhantes à margarida, a camomila tem o cultivo anual e a sua colheita deve ser feita antes do total amadurecimento, para que as suas propriedades sejam mantidas. Composta de substâncias benéficas, é uma boa sugestão para tratamentos caseiros, entre seus compostos estão os fenólicos, que combatem o envelhecimento celular e aumentam a atividade do sistema imunológico; glicina, que auxilia na produção de colágeno; tanino, que funciona como um cicatrizante natural e ácido antêmico, uma substância oleosa de tonalidade escura que vêm sendo utilizado no tratamento de má circulação, inflamações gengivais e dores de dente.

Benefícios e tratamentos
Se você busca tratar certos males do dia a dia de forma natural e barata, saiba que o chá da camomila pode ajudar em casos de:

má digestão,
sedativo,
protetor térmico da pele,
conjuntivite (não deve ser aplicado diretamente aos olhos, e sim, uma compressa do mesmo),
dores musculares,
stress,
insônia (é comum à venda de travesseiros e máscaras para dormir com essência de camomila),
diarreia,
inflamações urinárias e gripes.
Mulheres, mães e bebês
Sendo um forte relaxante muscular, a infusão dessa erva pode ser utilizada para sanar sintomas de cólicas menstruais que afetam mulheres em seus períodos férteis, causando enjôos, vômitos e dores de cabeça. O chá de camomila é um agente relaxante desses sintomas, aliviando a tensão menstrual e uterina.
As mamães também podem utilizar a infusão para as cólicas dos bebês, também utilizado no período do nascimento dos dentes, fase em que a criança fica vulnerável e abatida. Sendo um calmante natural, o chá pode ser usado para controlar as emoções das crianças, em especial as hiperativas.

Uma curiosidade sobre o chá, é que este pode ser banalmente usado em cabelos, com intuito de deixá-los mais claros, atuando nos pigmentos do cabelo e deixando-o em tonalidade loura. É comum encontrar no mercado de cosméticos produtos para os cabelos, tendo a camomila como ingrediente principal.

Contra-indicação
Pessoas com rinite alérgica;
Pacientes que utilizam medicamentos para tratamento de trombose, pois o chá pode aumentar a risco de hemorragia;
Mulheres gestantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário