sexta-feira, 6 de maio de 2016

Hortelã

   Hortelã e seus beneficios

Hortelã pode ajudar na manutenção da saúde do seu corpo.
Esta planta de folhas aveludadas, conhecida cientificamente como Menthapiperita  e popularmente conhecida como Menta ou Hortela-Pimenta, traz em suas folhas e flores propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, calmantes e muito mais, incontáveis propriedades que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da nossa saúde corporal e bem estar.
Além destas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Quem poderia imaginar que uma simples folhinha poderia ter tanto a oferecer?
A planta é utilizada principalmente para o tratamento de atonia das vias digestivas, timpanite (principalmente a que possui causa nervosa), cálculos renais, problemas de flatulência, cólicas, vômitos,  icterícia e dismenorreia, além de outros incontáveis problemas, sendo muito eficaz no tratamento delas, tão eficaz que até faz parte das fórmulas de diversos remédios encontrados nas farmácias, principalmente em remédios expectorante, isto porque a hortelã favorece a expectoração do catarro das mucosas e ainda inibe a formação de mais fluidos e ainda ajuda a alivirar os sintomas da doença.
Uso da Hortelã na Medicina
Para cada fim há um uso diferente, a forma como a hortelã será manuseada, tratada e utilizada vai depender de qual será o seu uso. Um dos mais comuns é para picadas de inseto em crianças, ao amassar as folhas da hortelã e aplicá-las sobre a picada, ajudará a aliviar a dor e diminuir o inchaço. Tal método também pode ajudar no alívio de dores nas juntas e de cabeça.
Dores abdominais podem ser aliviadas com a ingestão de leite quente com algumas folhas de hortelã misturadas a ele.
Já o chá das forlhas de hortelã é altamente eficaz na eliminação de vermes intestinais em crianças. Mães que estão amamentando também podem usar o chá para auxiliar no aumento da secreção de leite. Outros problemas que podem ser aliviados com o chá são os gases, cólicas, gripes e resfriados, além de contribuir para o aumento e circulação da bilis. Por ter grande poder digestivo, o chá é uma ótima opção para se tomar após as refeições, principalmente para quem sofre com dores estomacais e ao ser ingerido de forma concentrada, o chá pode ajudar a aliviar cólicas menstruais.
Além do chá existe outra receita que também pode ser utilizada para acabar com os vermes:
Misture duas colheres de sopa de sumo de hortelã com duas colheres de sopa de mel. A mistura deve ser ingerida em jejum durante 15 dias, faça um intervalo de 10 dias e em seguida volte a tomá-la.
Para gripes e resfriados a melhor opção é a infusão da hortelã. Para fazer a infusão são necessários 3g de folhas de hortelã, que devem ser mergulhadas em 100ml de água fervente. Deixe as folhas submersas na água dentro de uma panela tampada por cinco minutos, em seguida a solução estará pronta para o consumo.
Outro uso para a hortelã é em formato de óleo, para fazê-lo pegue um punhado generoso de folhas e flores de hortelã, amasse tudo junto e coloque em um recipiente com azeite, deixe a mistura descansar por quatro dias, depois deste tempo o óleo já estará pronto para o uso. Este óleo medicinal pode ser utilizado no tratamento de áreas que sofreram algum tipo de pancada ou que estão inchadas, para pessoas resfriadas o ideal é massagear o peito, costas ou então aplicar o óleo na área da garganta.
A hortelã é altamente utilizada na aromaterapia para o aumento da confiança, inibição de pensamentos negativos, medo e egoismo.  Contudo, alguns efeitos colaterais podem acontecer se for usado em grande quantidade em crianças e lactantes, sendo a dispnéia e a asfixia os principais problemas.
Uso do Hortelã nos cosmedicos
Além dos usos medicinais, a hortelã também é utilizada na fórmula de cosméticos, sendo utilizada principalmente para ajudar no rejuvenescimento da pele e ainda gera um frescor agradável. Suas propriedades adstringentes evitam o aparecimento de cravos e espinhas, possuindo também a função clareadora da pele e, quando é bochechada, deixa o hálito fresco.
Para quem tem pele oleosa, a aplicação do chá de hortelã forte sob a pele ajuda na diminuição da oleosidade. Para que o tratamento gere bons resultados, é aconselhável que todos os dias após a limpeza do rosto, aplique o chá com a ajuda de um chumaço de algodão, passando-o com movimentos circulares em toda a extensão do rosto de dentro para fora, faça isso pelomenos duas vezes por semana.
Outro tratamento indicado para a pele é a sauna antinevrálgica, para fazê-la pegue ½ litro de água fervente, adicione 25g de folhas de hortelã por fim, exponha o rosto ao vapor da mistura e coleque uma toalha sobre o rosto, para formar uma espécie de cabana que ajudará na concentração do vapor no rosto.
Para cuidar da pele do corpo todo, o ideal é o banho estimulante de hortelã, para fazê-lo misture 50g de folhas em um litro de água em fogo brando por três minutos, misture a solução na água da banheira. O banho deve ser tomado preferencialmente pela manhã.
Hotelã na Culinaria
Dentre os mais conhecidos usos da hortelã estão os usos culinários, muitas pessoas costumam usar suas folhas para o preparo de sucos, bolos, carnes e outros tipos de alimentos.
Dentre as delícias feitas com hortelã está a geleia, que pode servir como um ótimo acompanhamento para carnes, assados e costelas. Também para acompanhar algumas carnes e saladas existe o azeite aromatizado com hortelã, que pode ser feito em casa com a imersão das folhas em um vidro de azeite, após alguns dias ele agregará o gosto e o aroma do hortelã. Omeletes e ovos mexidos também podem ser incrementados com a adição de algumas folhinhas da planta.
Apesar da variedade de receitas que contém a hortelã, segundo médicos e especialistas, a melhor forma de consumí-la é em sua forma fresca natural, pois conserva todas as suas vitaminas e sais minerais. Algumas pessoas costumam consumi-la seca ou desidratada contudo, dessa forma a hortelã acaba perdendo a maioria das suas propriedades.
Outro grande atrativo da planta, além do seu sabor e aroma, são as suas propriedades afrodisíacas. Muitas pessoas acreditam que a hortelã possui tais propriedades, toda essa crença começou com os árabes, grupo que costuma usar com frequência a planta em seus pratos, mas, além de utilizarem para fins alimentícios, também usavam para fins medicinais, no tratamento da impotência e da diminuição da libido.  Outra crença sobre a planta é que ela traz proteção, dinheiro e até mesmo ajuda a exorcizar pessoas.
Ao comprar a hortelã procure escolher ramos com as folhas mais verdes, em boas condições e sequinhas, pois a água em excesso acelera o processo de deterioração da planta. A erva deve ser conservada na geladeira em sacos plásticos fechados. Plantas com folhas amareladas não são próprias para o consumo.
Por mais que a planta seja extremamente benéfica à saúde, como tudo na vida, seu uso em excesso em longo prazo pode ser prejudicial, isto porque a pulegona, contida na planta, parasitária sobre o bulbo raquidiano, que pode causar insonia, se a eva for consumida antes de dormir. Alguns especialistas compartilham da opinião de que crianças devem evitar o uso da erva, para que não haja problema de falta de ar ou asfixia. Dessa forma, procure sempre utilizar a hortelã de forma moderada, assim você verá os benefícios na parte interna e externa do seu corpo.
A coloração chama muito a atenção, e seu sabor singular contribui com destaque para diversas receitas. A hortelã é combinada com legumes, verduras e até mesmo suco de frutas, além de ter grande representatividade nutricional. Os benefícios da hortelã podem ser desfrutados por todas as idades, e as suas propriedades podem ser muito convenientes para o bem estar, basta sabermos para que serve. Conhecida também como menta, ela é muito conhecida no preparo de doces, mas sua contribuição para a saúde não é tão conhecida, por isso vale a pena se conscientizar de toda a sua contribuição para o corpo.

Propriedades da Hortelã

Cotada para o preparo de saladas e smoothies, a hortelã, ou famosa menta, possui diversas propriedades medicinais, mas que algumas destas são desconhecidas por muitos. Os benefícios da hortelã podem envolver desde efeito relaxante até recuperação e tratamento de queimaduras. O suco pode ser não só consumido em lanches, mas também aplicado sobre a pele, beneficiando os tecidos de diversas formas.
As propriedades da hortelã são buscadas também a partir da aromaterapia, onde é utilizado o aroma da planta para relaxamento físico e mental. Há pessoas que simplesmente tomam o chá, mas há também a inserção das folhas na água do banho, em banheira com água morna, apontado como excelente para aliar o estresse do cotidiano. É importante conhecer sobre as propriedades da hortelã e para que serve sua aplicação na culinária, além de ficar por dentro das variedades oferecidas pela indústria, podendo assim fazer uso adequado, com conhecimento para que serve cada opção, como os sucos, óleos, pomadas, chá, e muito mais.

1- Melhor digestão

Os benefícios da hortelã podem contribuir com um melhor processo de digestão, o que reduz desconfortos estomacais, previne inflamações, evitando mal-estar. Esse efeito positivo é obtido devido aos antioxidantes e fitonutrientes presentes nas folhas. O sabor único da hortelã ativa a ação de glândulas salivares e possibilita o relaxamento dos músculos do estômago, as quais agem positivamente sobre as enzimas digestivas, favorecendo todo o processo de digestão. Cotada para tratar desconfortos estomacais, a hortelã ajuda aqueles que sofrem com problemas intestinais, flatulência e acidez. Para que os efeitos sejam notados, recomenda-se o consumo de uma xícara após as refeições.

2- Redução de dores de cabeça e náuseas

Se você sofre com esses desconfortos, então ficará feliz em saber que as folhinhas de hortelã podem ser convenientes para a redução dessas condições. As náuseas durante viagens e gravidez podem ser reduzidas com a ajudinha da hortelã, reduzindo impactos sobre o estômago. Esse benefício é demonstrado não só no consumo das folhinhas, mas também com pastilhas e outros produtos de sabor menta que são degustados nessas ocasiões. Sendo apontada como funcional para a redução de dores de cabeça, as folhinhas de hortelã também podem ser esfregadas na região da testa, sendo representativas para a redução de inflamações, enxaquecas, com efeito calmante.

3- Auxilio a doenças respiratórias

A hortelã é apontada como remédio para tratamento de congestionamento de nariz e garganta, oferecendo alivio aos pulmões e brônquios. O suco ou chá de hortelã pode ser conveniente para a redução de impactos causados por gripes e resfriados. Pessoas que sofrem com asma podem contar com a hortelã para o tratamento de congestão. A rinite e asma são as condições mais comuns que atingem inúmeras pessoas, principalmente nas estações mais frias do ano. Para quem lida com rinite e alergias específicas, a hortelã pode agir sobre o comportamento de histaminas, dessa forma, reduzindo as irritações e sintomas diversos. Ao inalar o cheiro, a planta pode agir como expectorante, sendo uma das formas mais eficientes para obter amplos benefícios, pois pode agir não só sobre as vias respiratórias, mas também reduz dores e estende o efeito calmante para cabeça e corpo.

4- Reduz dores nos mamilos de gestantes

Há diversas plantas que são contra indicadas para gestantes, mas no caso da hortelã, seu consumo pode ser muito benéfico para a saúde dessas mulheres. A menta é funcional para a redução de desconfortos e dores nos mamilos, consequência muito comum no período de amamentação.

5- Auxilio contra fadiga

O excesso de exercícios físicos, overtraining e sobrecarga de atividades na rotina podem gerar fadigas, oscilações de humor, e consequentemente até depressão, e esses fatores podem ser prevenidos com a ajuda da hortelã. O cheiro das folhas já desperta o funcionamento cerebral, e a ingestão pode apoiar a renovação energética, reduzindo cansaço, ansiedade e desanimo. Há pessoas que dormem com folhas de hortelã sob o travesseiro, mas há fabricantes que disponibilizam óleo de mentol ou hortelã, que pode ser aplicado no corpo ou no travesseiro, deixando-a agir durante as horas de descanso.

6- Atua contra a acne

Os problemas com acne e manchas são comuns entre adolescentes, mas ao invés do uso de pomadas e intervenções estéticas, a hortelã se mostra eficiente para efeito antisséptico, anti-inflamatório e antipruriginoso. O suco das folhas pode ser um excelente aliado para a limpeza de pele, e ainda contribui com a redução de cravos e espinhas, melhorando a aparência da pele e saúde dos tecidos. O uso da menta ainda é convencional como repelente para picadas de mosquitos e insetos. Os já citados óleos de hortelã também podem ser aplicados sobre a pele, agindo na prevenção contra as picadas de insetos. O responsável pelos efeitos sobre a pele é o ácido salicílico, que age como esfoliante, hidratante, ajuda os poros a se manterem abertos, além de reduzir a oleosidade.

7- Prevenção do Alzheimer

Algumas pesquisas comprovaram que os benefícios da hortelã podem contribuir com o melhor funcionamento cognitivo, favorecendo a capacidade de concentração e agilidade mental. De olho na qualidade dos exercícios mentais, as folhas ainda podem estimular e melhorar a aptidão para memorizar, se ingeridas regularmente. O Alzheimer causa efeitos que podem prejudicar o rendimento e comprometer a capacidade de memorização, por isso, a hortelã pode ser uma excelente aliada para a prevenção dessa condição.

8- Ajuda a perder peso

Cuidar da boa forma não se limita à vaidade, mas também à saúde, por isso, seguir uma alimentação equilibrada e com alimentos funcionais pode reduzir a possibilidade de mal-estar. A hortelã pode ser importante para o estimulo das enzimas digestivas, as quais iram agir para a melhor absorção de vitaminas e minerais, garantindo a nutrição e digestão saudável, induzindo à eliminação de toxinas e substâncias indesejáveis ao corpo, garantindo energia para as atividades e evitando desconfortos. Sabemos que os alimentos devem ser metabolizados de forma adequada, e a hortelã pode fazer parte do cardápio da dieta, sem oferecer prejuízos calorias, e induzindo o uso da gordura corporal como fonte energética, reduzindo as medidas.

9- Boca saudável

Muitas vezes a pouca atenção e cuidados com a boca pode gerar consequências graves. De olho na saúde bucal, a hortelã pode garantir efeito anti-inflamatório e antibacteriano, os quais são importantes para a prevenção de infecções e condições como mau hálito, cáries e fatores mais graves. A hortelã compõe diversos produtos para cuidados bucais, mas se optar por meios naturais, inserir as folhas em suas saladas já oferecerá grande contribuição.

10- Redução de cólicas

Muitas mães dão o chá de hortelã para reduzir as dores causadas por cólicas, mas esse benefício também pode ser desfrutado por gente grande. Mulheres que sofrem com cólicas menstruais podem tomar uma xícara de chá de hortelã, pois a planta pode aliviar e ainda reduzir as náuseas causadas durante esses dias. O efeito possibilita que os músculos abdominais relaxem e a tensão sobre o útero seja reduzida.

11- Fortalece o sistema imunológico

Assim como diversos alimentos naturais, a hortelã pode fortalecer o organismo e auxiliar na imunidade. Ela contém vitaminas e minerais que podem ajudar na proteção do corpo contra possíveis inflamações, infecções e demais interferências externas. Podemos reconhecê-la como fonte de vitaminas de complexo B, C, D, e E, além de minerais como Fósforo, e Cálcio, que são convenientes para uma nutrição completa.

12- Ajuda na prevenção do câncer

Diversos alimentos são apontados como funcionais para a prevenção de Câncer, por isso, é importante que reconheçamos a contribuição da hortelã, desde que ela seja aliada a uma alimentação equilibrada e rica em múltiplos alimentos contribuintes. As folhas podem oferecer álcool perílico, que é um fitoquímico de efeito representativo para a prevenção de Câncer de mama, próstata, fígado, Cólon, pulmão, e até mesmo pele.

13- Colesterol

As pequenas folhinhas podem induzir a um melhor funcionamento do fluxo de bile, processo o qual pode possibilitar quebra das moléculas de gordura, fator importante para o controle de niveis de colesterol bom e ruim, e também pressão do fígado. Esse benefício é muito conveniente para aqueles que desejam reduzir o percentual de gordura ou manter a boa forma.

14- Tônico capilar

O uso de diversas vitaminas e cosméticos pode ser conciliado com a aplicação de óleo de hortelã como fortalecedor dos seus fios de cabelo. O preparo do chá natural, com aplicação de borrifadas, também pode oferecer efeitos positivos para que o cabelo fique hidratado e com brilho. Vale ressaltar que os efeitos podem ser potencializados, se o óleo de hortelã for combinado com demais óleos funcionais, como o óleo de coco, vitamina E, e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário