segunda-feira, 16 de maio de 2016

Erva Doce

  Erva doce e seus beneficios

Muito conhecida devido às suas propriedades medicinais, a erva doce é cultivada em diversas regiões de clima temperado ou subtropical, mas tem origens no Mediterrâneo. Também conhecida como anis e funcho, a erva pode ser usada no tempero de alimentos, como aromatizador ou ainda na forma de chá. De nome científico Pinpinella anisum, a planta pode ser facilmente encontrada para comprar em feiras, mercados, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Propriedades e benefícios
A erva doce pode ser usada de forma eficaz no alívio de gases, combate à cólica intestinal, auxílio na digestão, controle da pressão arterial, além de poder contribuir com o emagrecimento. O bulbo da erva possui flavonoides semelhantes ao estrógeno e, por isso, o consumo de erva doce diminui ainda o risco de câncer nas mulheres.

Rica em fibras, a planta aumenta a saciedade e ajuda a regular o funcionamento intestinal, diminuindo a fome e o inchaço abdominal. A presença de ácido málico ajuda a diminuir a vontade de consumir doces, auxiliando no emagrecimento. Com ação antioxidante, a erva é eficaz no combate aos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

A erva age ainda como relaxante, vermífugo, antirreumático, relaxante muscular, antiespasmódica, expectorante, tônico, cicatrizante, calmante natural, diurético, sudorífico, galactagogo, antidispéptico e estimulante, e sua composição é formada por vitaminas A, B e C, fibras, sódio, ferro, potássio, cálcio, zinco, cobre, água e glúcidos. Seu consumo ajuda a combater a tosse, prevenir o mau hálito e, para mulheres em fase de amamentação, o chá ajuda na produção de leite, ajudando ainda a prevenir a cólica dos bebês.
O consumo da erva doce auxilia ainda no tratamento da acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.

Como preparar o chá?
Para preparar o chá, você vai precisar de:

– 1 litro de água
– 3 colheres de sopa de sementes de erva doce secas

Em um recipiente, coloque a água e leve ao fogo, aguardando alcançar fervura. Em seguida, adicione as colheres de erva doce e desligue o fogo, deixando a mistura descansar por cerca de cinco minutos. Coe e consuma em seguida. Você pode adoçar, mas o ideal é consumir sem açúcar, no máximo três xícaras ao dia.

Contraindicações
O consumo de erva doce é contraindicado para gestantes, pois as sementes podem desencadear contrações e levar ao aborto. Além disso, é contraindicado ainda para pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite.

A Erva-Doce ou Funcho é uma erva comum e tempero usado em vários culinária ao redor do mundo. Ela pertence a apiacaea família e é conhecido por seu aroma e a mistura única de sabor que traz para vários pratos. A melhor parte sobre a Erva-Doce é que todas parte dele são comestível. O bulbo, folhagem e suas sementes podem ser consumidas. O bulbo da Erva-Doce é comido cru, cozido ou grelhado. É ainda acrescentado em vários guisados ​​e molhos. As Sementes de erva-doce, porém, são usadas como uma especiaria importante em vários pratos de legumes e molhos quentes. Então, Leia mais sobre os benefícios nutricionais da Erva-Doce para saúde.

Benefícios Nutricionais da Erva-Doce

A Erva-Doce é um alimento saudável. Ele contém apenas 30 calorias por 100 gramas do seu consumo, Além disso é uma excelente fonte de uma grande variedade de nutrientes. tais como, em fibras, Vitamina A e Vitamina C e os Minerais, como o Cálcio, Ferro, Magnésio, Potássio, Zinco e Fósforo. Além disso a Erva-doce Possuir Traços de proteína e gorduras.
Benefícios da Erva-Doce Para Digestão: Erva-doce contêm óleos essenciais que ajudam na formação de enzimas digestivas. Estas enzimas ajudar na desintegração apropriada dos alimentos dentro do corpo. Ele contém anetol, que ajuda na absorção dos nutrientes e também diminui a inflamação no estômago e intestinos. O consumo de Erva-doce  pode ajudar na redução da distensão abdominal e flatulência. Ácido aspártico é encontrada na Erva-doce , que tem propriedades carminativo e propriedades laxativas e pode ser útil no tratamento da constipação.
Benefícios da Erva-Doce Para Coração: A Erva-doce é rica em fibras. Elas podem ser usado para diminuir o colesterol e gorduras acumuladas no corpo. Além disso, contém uma quantidade insignificante de colesterol e gorduras. Colesterol LDL pode ser baixado pelo seu consumo, pois é rico em antioxidantes e fitonutrientes. Rutina, quercetina, kaempferol e vários glicosídeos apresentam propriedades antioxidantes e ajuda na redução do colesterol LDL e triglicérides. Mesmo o bom colesterol HDL é aumenta o consumo da erva-doce.

Erva-doce contém folatos, que são conhecidos para suprimir as ações de moléculas de homocisteína. Essas moléculas podem danificar as paredes das artérias e podem resultar em derrames cardíacos.Além do Folatos, A Erva-Doce é uma rica fonte de potássio, ele é conhecido em reduzir a pressão sanguínea elevada. Isso faz com a Erva-doce seja uma boa escolha para o coração.
Benefícios da Erva-Doce Na Prevenção do Câncer: A Erva-doce é rica em compostos anti-cancerígenos, como antioxidantes, flavonóides, alcalóides e fenóis. O extrato das sementes são conhecidas por terem essas propriedades. Erva-doce contêm anethole, que possui propriedades anti-inflamatórias e é considerado por inibir o desenvolvimento do câncer. A quercetina é um flavonóide que inibe a ação de óxido nítrico e podem desencadear o metabolismo das células cancerosas. Limoneno também é um fitoquímico que é conhecido para restringir o aparecimento de câncer de mama.Sendo Assim, A Erva-doce é extremamente benéfico em restringir o câncer e é preciso acrescentar este alimento em nossa dieta.
Erva-doce Melhora as Atividades Cerebrais: A Erva-doce é conhecido por melhorar as funções cognitivas em uma pessoa. O potássio Presente nas Erva-doce ajudar na manutenção da condução elétrica do corpo. Ele também é útil para a circulação adequada de oxigênio para as células do cérebro e nervos que os tornam ativos. A memória é reforçada pelo seu consumo.

Outros Benefícios da Erva-Doce

A diarreia pode ser impedida pelo seu consumo. Ela contém aminoácidos conhecida como histidina, que é benéfica para uma digestão adequada e pode evitar tais doenças.
A imunidade do corpo pode ser aumentada de forma significativa, uma vez que é rico em vitamina C, antioxidantes, minerais e fitonutrientes.
A Erva-doce é conhecida por evitar problemas respiratórios. Ela contém vários óleos essenciais, como cineol e anetol que ajuda no fornecimento de calor para o corpo. Bronquite, tosse e frio podem ser mantida à distância pelo consumo de Erva-doce, ajuda a proporcionar um efeito calmante para a passagem garganta e nasal.
Erva-doce é diurética e, assim, podem ser útil na desintoxicação do corpo, assim proporcionando um corpo saudável.
Erva-doce é benéfica para as mães durante amamentação, uma vez que promove a produção de leite. Além disso, também ajuda na regulação do ciclo menstrual e dos hormônios.
A Erva-doce é uma rica fonte em antioxidantes, Pois Ele podem proteger contra danos dos radicais livres e pode prevenir o envelhecimento precoce e rugas.
Erva-doce é uma erva aromática e saborosa que tem vários usos culinários, bem como medicamentos.

Se não tiver agora no seu armário de cozinha, você vai querer colocá-lo na sua lista de compras e torná-lo um agregado familiar depois de aprender mais sobre o assunto.
Além de seu uso popular como auxilio para um bom hálito, alivia uma série de doenças.

Melhora a saúde do estomago devido a suas propriedades carminativa, antiespasmódico, anti-inflamatório,antimicrobiano, expectorante, diurético, emenagogo, depurativo, anticarcinogenic e antioxidante.

Contém vitamina C, potássio, manganês, ferro, ácido fólico e fibra.

Também é rica em fito nutrientes e tem uma alta concentração de óleos voláteis.

Você pode desfrutar dos benefícios para a saúde desta erva de sabor alcaçuz por aspersão em pães ou bolos antes de assar.

Adicione em saladas de frutas as raízes de erva-doce fresca, em legumes salteados ou simplesmente masque sementes de erva-doce após as refeições.
1. Combate o Mau Hálito
Mastigar algumas sementes de erva-doce irá adoçar e refrescar a respiração após uma refeição e especialmente ajudar a se livrar do mau hálito.

Suas propriedades antimicrobianas combatem os germes que causam mau hálito.

Suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias também acalmam a gengiva dolorida.

Além de mastigar sementes de funcho, você pode fazer gargarejos com chá morno de erva-doce e com isso reduzir o mau hálito.



2. Ajuda na Digestão
Erva-doce é altamente benéfica para aliviar problemas digestivos tais como indigestão, inchaço, flatulência, constipação, cólicas, gases intestinais, azia e intestino irritável.

Esta erva estimula a digestão e tem efeitos carminativo que acalmam o sistema digestivo e evita a formação de gás.

Além disso, pode ajudar a reconstruir o sistema digestivo após tratamentos de radiação ou quimioterapia.

Simplesmente mascar uma colher de chá de sementes de erva-doce após as refeições ajuda na digestão e alivia dores de estômago e flatulência.

Quando sofrer de indigestão, você pode beber chá de erva-doce ou tomar meia colher de chá de pó de sementes de erva-doce junto com a água duas vezes por dia.



3. Alivia a Retenção de Água
Beber chá de erva-doce regularmente ajuda a limpar o excesso de líquidos do corpo que funciona como um diurético.

Você também pode reduzir os olhos inchados, causados por retenção de líquidos, aplicando o chá de erva-doce forte sob seus olhos.

Além de prevenir e aliviar a retenção de água, erva-doce ajuda a remover as toxinas e reduz o risco de problemas do trato urinário.

Também tem propriedades diaforética que irão estimular a transpiração.



4. Reduz a Obesidade
Erva-doce é excelente para combater a obesidade, que suprime o apetite e cria um sentimento de plenitude.

A erva-doce fresca funciona como uma gordura natural por aumentar o metabolismo e quebrar as gorduras.

Além disso, sendo um diurético, erva-doce ajuda a reduzir a retenção de água, que é uma causa comum de ganho de peso temporário.

Uma maneira simples para facilitar a perda de peso com esta erva é secar assar, moer e peneirar as sementes de erva-doce e consumir meia colher de chá do pó com água morna duas vezes por dia.



5. Protege contra Cânceres
Bulbo de erva-doce pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver câncer de cólon, porque ajuda a remover as toxinas cancerígenas do cólon.

Além disso, a erva tem um fito nutriente anti-inflamatório chamado anetol que tem efeitos anti-câncer.

Um estudo de 2012 na Universidade do Texas descobriu que este fito nutriente pode impedir as células de câncer de mama de crescer.

Outros fito nutrientes como quercetina e limoneno presentes nesta erva também tem efeitos anticancerígeno.
6. Alivia Problemas Menstruais
Muitos fatores, incluindo estresse e má alimentação, podem interromper o ciclo menstrual regular de uma mulher.

Sementes de erva-doce tem propriedades emenagogo que promovem e regulam o fluxo menstrual.

A erva também tem fitoestrógenos que ajudam com problemas como síndrome pré-menstrual, distúrbios da menopausa e ampliação do peito.

Estudo realizado por pesquisadores de Ciências da Universidade de Babol de médicos e serviços de saúde no Irã em 2012 também indica que essa erva-doce pode ajudar a reduzir os sintomas da menstruação.

Além de benefícios menstruais, erva-doce é usado tradicionalmente para promover a lactação em mães que amamentam.

Funciona também como um afrodisíaco para aumentar a libido em homens e mulheres.



7. Trata Doenças Respiratórias
Erva-doce tem propriedades expectorantes suaves que ajudam a aliviar as infecções do tracto respiratório associadas a tosse, constipações, gripe e congestão nasal.

Por exemplo, quando sofrer com uma tosse e dor de garganta, você pode beber chá quente de erva-doce duas ou três vezes por dia.

Também, você pode ferver duas colheres de sopa de sementes de erva-doce em um copo de água até que metade da água se evapore. Consuma a solução e faça gargarejos com isso.



8. Previne Problemas Cardíacos
Erva-doce reduz o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.

É uma boa fonte de potássio que ajuda a baixar a pressão de sangue elevada, bem como ácido fólico que é necessário para converter moléculas de homocisteína potencialmente perigoso em uma forma benigna.

Também, raiz de erva-doce cru é rica em fibra dietética que ajuda a controlar o acúmulo de colesterol.

Ele também contém vitamina C, que age como um antioxidante e previne doenças cardíacas por inibir a atividade de radicais livres.



9. Promove a Saúde Ocular
Pesquisadores do Instituto de Ciências Farmacêuticas de Deli & pesquisa descobriu que a erva-doce pode ajudar a reduzir a pressão ocular e promover a dilatação dos vasos sanguíneos.

Assim, pode ajudar a prevenir ou tratar o glaucoma, uma doença que prejudica a visão.

No entanto, promover a pesquisa e avaliação é necessária a este respeito.

Além disso, um estudo indiano conduzido por investigadores do departamento de Bioquímica da Universidade de Shivaji sugere que as sementes de erva-doce contêm um composto (trans-anetol) que pode prevenir a retinopatia associada com perda de visão em diabéticos.

Você pode receber esses benefícios bebendo chá de erva-doce, diariamente.

Além disso, você pode preparar uma infusão de meia colher de chá de sementes de erva-doce cozido em um copo de água até que metade da água se evapore.

Coe e esfrie a solução e então use como colírio para aliviar a irritação e o cansaço ocular.



10. Melhora a Memória e o Funcionamento do Cérebro
Erva-doce funciona como um impulsionador geral do cérebro.

Pesquisadores descobriram que as sementes de erva-doce ajudam a melhorar o desempenho cognitivo.

Sementes e bulbos de erva-doce também têm altos níveis de potássio, que estimula o aumento de condução elétrica por todo o corpo, contribuindo para habilidades cognitivas e funcionamento saudável de cérebro.

Além disso, o sumo de erva-doce age como um vasodilator e aumenta o suprimento de oxigênio para o cérebro.

Também é útil em aliviar a depressão e retardar o aparecimento da demência.
A erva-doce é uma planta medicinal, também conhecida como Anis ou Funcho, muito utilizada no combate à má digestão, gases, dor de barriga ou artrite.

O seu nome científico é Pimpinella anisum e pode ser comprada em mercados, feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.

Para que serve a erva-doce

A erva-doce serve para tratar dor de barriga, indigestão, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse, gases, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.

Propriedades da erva-doce

As propriedades da erva-doce incluem sua ação expectorante, tônica, cicatrizante, calmante, diurética, sudorífica, galactagoga, antiespasmódica e antidispéptica.

Modo de uso da erva-doce

A parte utilizada da erva-doce é o seu fruto seco.

Chá de erva-doce: Colocar 1 colher de erva-doce em uma xícara e cobrir com água fervente. Deixar esfriar, coar e beber a seguir. De 2 a 3 vezes ao dia após as refeições.
Efeitos colaterais da erva-doce

Os efeitos colaterais do Anis incluem náuseas, vômitos e reações alérgicas, quando consumido em excesso.

Contraindicações da erva-doce

A erva-doce está contraindicada em pacientes com úlcera duodenal, refluxo, colite ulcerosa ou diverticulite, devendo também ser evitado por pacientes fazendo suplementação de ferro. O óleo de erva-doce está contraindicado na gravidez e amamentação,

Nenhum comentário:

Postar um comentário