sexta-feira, 27 de maio de 2016

Agrião

  Agrião e seus benficios

AGRIÃO
Verdura de sabor ligeiramente amargo e bem popular na mesa brasileira. O agrião é um excelente anti-inflamatório das vias respiratórias, muito indicado nas bronquites crônicas. Ele também age contra um mal bem moderno: a nicotina - ainda que, claro, nenhuma planta apague de vez os seus estragos.

Nome científico: Nasturtium officinalis

Nomes populares: Agrião d´água, agrião-aquático, agrião-do-rio

Fins medicinais: Diurético, anti-inflamatório, pode ser usado para tratar aftas, gengivites, acne e eczemas, ajuda melhorar a digestão e tratar a tosse.

Como usar: A simples digestão do agrião libera substâncias expectorantes que ajudam a limpar as vias respiratórias. Pode ser consumido em saladas, batido em sucos ou tomado em chás ( 1 colher de sopa de folhas secas para uma xícara de chá de água fervente, três vezes ao dia)

Atenção! Por ser abortiva, a infusão de agrião não deve ser consumida por grávidas. Além disso, o excesso costuma irritar a mucosa do estômago e as vias urinárias. Não deve ser ingerido por quem tem úlceras e doenças renais inflamatórias

Usado como alimento desde a existência humana, o agrião vem sendo cultivado há milhares de anos e é muito consumido na forma de salada. Com um sabor peculiar e levemente picante, este alimento é riquíssimo em vitaminas e benefícios para a saúde. Também conhecido como agrião do brejo, agrião da europa e cardomo dos rios, a planta de nome científico Nasturtium officinale, além de alimento, serve como erva medicinal.

Benefícios e propriedades
O agrião possui propriedades expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, fortificante, tônica, depurativa, cicatrizante, antitérmica, anti-icterícia, anti-inflamatória, estimulante, diurética e excitante.

A planta pode ser usada para auxiliar no tratamento de algumas doenças como gota, reumatismo, artrite, gripe, tosse, bronquite, amenorreia, asma, anemia, caspa, falta de apetite, colite, diabetes, dor de dente, distúrbios digestivos, febre, dispepsia, acne, icterícia, uremia, tuberculose, sífilis, vermes, pedras nos rins, inchaço das glândulas, cistite e debilidades do coração e dos nervos.

Rica em vitamina A, seu consumo é excelente para os olhos, a pele, os ossos e os dentes. Além disso, age como um fortalecedor da imunidade por ser rico em vitamina C. Esta, além disso, ajuda a combater o envelhecimento precoce da pele e diminui a má formação de células que podem tornar-se cancerígenas, pois esta é um excelente antioxidante natural. A dose indicada semanalmente para que sejam aproveitados todos os seus benefícios é de pelo menos 100 gramas de agrião duas vezes na semana.

Como consumir?
Além de seus benefícios poderem ser aproveitados com o consumo na forma de verdura, pode ser feito também um suco com suas folhas e uma receita antimuco, entre diversas outras formas de aproveitamento. As partes que devem ser utilizadas são as folhas e os seus caules.

Como preparar o suco?
Em um liquidificador, adicione dois ramos de agrião e um copo de suco de laranja. Bata até triturar bem as folhas e desligue. Consuma sem coar três vezes ao dia, sempre entre as refeições. Esse suco é eficaz no tratamento de tosse, bronquite e asma.

Receita de suco antimuco
Em um recipiente, coloque 200 ml de leite quente e adicione 5 folhas de agrião com os talos picadas. Macere com o auxílio de um pilão ou com o cabo de uma colher e coe em seguida. Adoce com duas colheres de sopa de mel e consuma ainda morno.

Essa receita ajudará a melhorar a respiração e descongestionar as vias respiratórias.

Contraindicações e efeitos colaterais
O agrião pode provocar aborto, irritações no estômago e em vias urinárias. O alimento é contraindicado para consumo em qualquer forma para gestantes em início de gravidez.
Agrião combate a anemia e melhora a pele
O Agrião é uma verdura, também conhecida como agrião-do-brejo, agrião-da-europa ou cardomo-dos-rios, que pode ser utilizado no tratamento de doenças do sistema respiratório.

O seu nome científico é Nasturtium officinale e pode ser comprada feiras livre e mercados.

Para que serve o agrião

O agrião serve para ajudar no tratamento de reumatismo, gota, artrite, tosse, gripe, bronquite, asma, amenorreia, anemia, falta de apetite, caspa, colite, dor de dente, diabetes, distúrbios digestivos, dispepsia, febre, acne, icterícia, tuberculose, uremia, sífilis, pedras dos rins, vermes, cistite, inchaço das glândulas, debilidades do coração e dos nervos.

Propriedades do agrião

As propriedades do agrião incluem sua ação expectorante, adstringente, descongestionante, digestiva, diurética, excitante, estimulante, anti-inflamatória, anti-icterícia, anti-térmica, cicatrizante, depurativa, tônica e fortificante.

Modo de uso do agrião

As partes usadas do agrião são seus caules e folhas.

Suco de agrião para tosse, bronquite e asma: Adicionar no liquidificador 2 ramos de agrião e um copo de suco de laranja e bater bem. Beber 3 vezes ao dia, entre as principais refeições.
O agrião também pode ser consumido cru em saladas e cozido em sopas ou pratos de carne conferindo um sabor levemente apimentado a estes pratos.

Efeitos colaterais do agrião

O consumo excessivo de agrião pode aumentar o risco de aborto, assim como irritações no estômago e nas vias urinárias.

Contraindicações do agrião

O agrião está contraindicado para mulheres no início da gestação.

Informação Nutricional

ComponentesQuantidade por 100 g de agrião
Energia23 calorias
Água91,2 g
Proteínas3,4 g
Gordura0,9 g
Carboidratos0,4 g
Fibras3 g
Vitamina A325 mcg
Carotenos1948 mg
Vitamina C77 g
Folatos200 mcg
Potássio230 mg
Fósforo56 mg
Sódio49 mg

Nenhum comentário:

Postar um comentário