terça-feira, 24 de maio de 2016

Alho

 Alho e seus beneficios

Propriedades curativas do alho
O alho é um ingrediente habitual em nossas receitas. Ainda assim, muitos desconhecemos que além de dar um toque inconfundível aos pratos, o alho também pode melhorar significativamente a nossa saúde.

Durante muito tempo, as propriedades curativas do alho foram utilizadas no preparo de remédios naturais. Por exemplo, por seus efeitos diuréticos, causados pela ação de seus óleos essenciais e seus açúcares de baixo peso molecular. Recentemente surgiram diversos estudos científicos que validam seu uso como remédio eficaz para muitas outras condições. Mas, o que faz do alho um alimento tão importante em nosso bem estar?
Alho para prevenir
O alho é um elemento muito efetivo na prevenção de todo tipo de doenças e males cardiovasculares. Assim, por exemplo, o alho ajuda a reduzir a pressão arterial, graças a estimulação da produção de ácido sulfídrico, o qual relaxa os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue no organismo. Além do mais, ajuda a prevenir e reduzir o enrijecimento das artérias, algo que se ocorrer pode dificultar a circulação sanguínea.

Por outro lado, o alho é igualmente excelente para a digestão. Ainda que em algumas pessoas possa gerar gases e não se recomende para quem tem acidez o problemas gástricos avançados, o consumo de alho beneficia o sistema digestivo uma vez que ajuda a processar melhor os alimentos ingeridos.

Assim, o alho colabora na eliminação de resíduos do organismo, ajuda a prevenir inflamações estomacais e intestinais e inclusive pode eliminar bactérias que causam danos no intestino sem afetar aquelas que ajudam no processo de digestão.

Como mencionado no princípio, o alho é também um excelente diurético, facilita a eliminação de líquidos e toxinas. Para alcançar esse efeito no organismo, basta seguir essa dica bem simples: misturar quatro dentes de alho moídos em um litro d’água e consumir diariamente dois copos dessa mistura, durante duas semanas. Para voltar a consumir a mesma bebida deve-se esperar pelo menos uma semana.

Finalmente, muitos estudos sugerem que há uma relação entre o consumo regular de alho e a redução do risco de adquirir diferentes tipos de câncer, devido a suas propriedades antibacterianas e o bloqueio da formação de substâncias cancerígenas. O alho parece ter resultados especialmente bons na prevenção de distintos tipos de câncer que afetam o trato gastrointestinal, a explicação poderia estar em seu teor de enxofre, que demonstra efeitos positivos na luta contra esse tipo de problema.
O alho para curar
Se não há nada melhor que a prevenção para estarmos sãos, é inevitável que, eventualmente, contraiamos algum tipo de doença. Aqui, o alho também pode se um aliado muito importante para nós. Por exemplo, a alicina, um componente do alho, é um potente antibiótico, muito eficaz na eliminação de micróbios e bactérias que causam doenças respiratórias e digestivas. Além do mais, se trata de um antibiótico seletivo: por ser natural, eliminar as bactérias nocivas sem causar dano àquelas que são boas para nosso organismo.

O alho é, também, um poderoso fungicida e antiviral. Esse ultimo foi demonstrado em pacientes com HIV, que logo depois de consumir cinco dentes de alho diariamente, mostraram atividade imune normal. Essa é só uma amostra dos poderosos efeitos curativos do alho.
Propriedades de cura do alho: saúde ao nosso alcance
Seja só ou preparado junto a comida, o consumo de alho é uma excelente forma de manter afastadas as doenças e de curar muitas das condições as quais nos vemos expostos diariamente.

É importante considerar que, afim de aproveitar ao máximo todos os nutrientes e propriedades do alho, o melhor é consumir cru. Ainda, existem outras maneira de consumi-lo, como alho em pó, desidratado ou óleo de alho. Inclusive é possível adquirir capsulas de alho processado, as quais permitem aproveitar os componentes do mesmo e apresentam uma solução ideal para aquelas pessoas que não toleram seu aroma ou sabor, sendo assim você já sabe… não há desculpas para não consumir alho!
O alho, especialmente o alho cru, é utilizado há vários séculos como tempero e como alimento medicinal devido aos seus benefícios à saúde, que são:

Combater o colesterol e os triglicerídeos altos, por conter alicina;
Reduzir a pressão arterial, pois relaxa os vasos sanguíneos;
Prevenir trombose, por ser rico em antioxidantes;
Proteger o coração, por baixar o colesterol e os vasos sanguíneos.
Para obter esses benefícios, deve-se consumir no mínimo 4 g de alho fresco por dia ou de 4 a 7 g de de alho em cápsulas, pois ele perde muito o seu efeito quando usado na forma de suplemento.

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de alho fresco.
Quantidade em 100 g de alho fresco
Energia: 113 kcal
Proteína7 gCálcio14 mg
Carboidrato23,9 gPotássio535 mg
Gordura0,2 gFósforo14 mg
Fibras4,3 gAlicina225 mg

O alho pode ser usada como tempero de carnes, peixes, saladas, molhos e acompanhamentos como arroz e macarrão.
Além disso, é importante lembrar que o alho cru é mais potente que o cozido, que o alho fresco é mais potente que o alho velho, e que os suplementos de alho não trazem tantos benefícios quanto o seu consumo natural. Além do alho, consumir gengibre diariamente também ajuda a baixar a pressão alta.

Como utilizar o alho para proteger o coração
Para proteger o coração, deve-se dar preferência à utilização de alho fresco, que pode ser adicionado como tempero de preparações culinárias, colocado na água ou tomado na forma de chá.
Água de Alho
Para preparar a água de alho, deve-se colocar 1 dente de alho amassado em 100 ml de água e deixar a mistura descansar durante toda a noite. Essa água deve ser consumida em jejum para que ajude a limpar o intestino e reduzir o colesterol.
Chá de Alho
O chá deve ser feito com 1 dente de alho para cada 100 a 200 ml de água. Deve-se adicionar o alho picado ou amassado em água fervente por 5 a 10 minutos, retirar do fogo e beber morno. Para melhorar o sabor, pode-se adicionar raspas de gengibre, gotas de limão e 1 colher de mel ao chá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário