Louro e seus beneficios
A folha de louro é muito conhecida e disseminada no Brasil por duas características: suas propriedades medicinais e seu aroma único que a torna ingrediente de diversas receitas culinárias. Na Grécia antiga as folhas de louro tinham ainda outra finalidade, elas eram utilizadas para confeccionar coroas que seriam entregues aos atletas campeões de provas olímpicas e aos reis de Roma na época de César. Por estas razões ela tornou-se símbolo de vitória e conquista, a ponto de se dizer que alguém é “laureado” quando faz algo excelente ou alcança um objetivo.
Propriedades e benefícios das folhas de louro
Os principais nutrientes da folha de louro são potássio, fibras, hidrato de carbono, vitaminas B6 e C, magnésio e ácido fólico, entre muitos outros. Com propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, diuréticas, digestivas, hepáticas, expectorantes e estimulantes, a folha de louro é uma excelente opção para quem sofre de problemas digestivos como gastrite, úlcera, gases e inflamações no fígado. Serve ainda para aliviar cólicas menstruais, pois regula o fluxo e o ciclo menstrual, dores de cabeça, reumatismo, infecções de ouvido e na pele. Suas propriedades expectorantes a tornam remédios poderosos contra gripes e resfriados, pois limpam as vias respiratórias. Também é uma planta relaxante, reduzindo o estresse e a ansiedade.
Quando o organismo recebe folhas de louro regularmente, os rins também trabalham melhor, eliminando assim o líquido acumulado em excesso no corpo. Desta forma, a pessoa perde a sensação de que está “inchada”, e consequentemente emagrece com mais facilidade. Dores musculares e articulares – principalmente as causadas por reumatismo e artrite – são aliviadas de maneira progressiva, até que cessem totalmente.
Como preparar o chá
Para preparar o chá, basta colocar algumas folhas de louro numa chaleira ao fogo com água fervente. Deixe ferver por 5 minutos, então desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos. Adoce a gosto e beba a quantidade de uma xícara 3 ou 4 vezes por dia.
Caso deseje utilizar as folhas também na culinária, é uma ótima opção para alimentos pesados, como feijoada. Basta incluir algumas folhinhas enquanto o alimento estiver ao fogo sendo preparado. Dessa forma, o alimento tido como pesado cairá mais leve no estômago, já que a folha de louro auxilia a digestão.
Conheça algumas das excelentes propriedades, indicações terapêuticas, benefícios do louro para a saúde e para que serve esta folha:
As folhas de louro são ricas num óleo essencial volátil, composto em 45% por cineol; contêm também tanino e um princípio amargo. Os frutos contêm ainda 25% de matérias gordas formadas pelos ácidos láurico, oleico, palmítico e linoleico. O princípio activo responsável pelos efeitos medicinais do loureiro é o seu óleo essencial.
Propriedades do loureiro
Aperitivo, eupéptico (facilita a digestão) e carminativo (elimina os gases do tubo digestivo). É portanto útil aos inapetentes (que têm fastio) e aos que sofram de digestões difíceis ou pesadas.
Suavemente diurético.
Emenagogo (estimula a menstruação) e regulador do ciclo menstrual.
Anti-reumático e anti-inflamatório muito eficaz, aplicado externamente. O óleo de loureiro ou o bálsamo anti-reumático que se prepara com as folhas de louro, utilizam-se em fricções para aliviar os torcicolos, lombalgias ciáticas, entorses dos tornozelos e outras dores osteomusculares (de ossos e músculos).
Partes utilizadas do loureiro
As folhas e os frutos.
Uso Interno
Chá de louro: Com um litro de água, prepara-se uma infusão com 20-30 g de folhas de louro, a que se pode acrescentar um punhado de frutos maduros para conseguir maior efeito. Como aperitivo, toma-se uma chávena dez minutos antes de cada refeição, e, como digestivo, uma chávena depois de cada refeição.
Uso Externo
Óleo de loureiro: Prepara-se deixando macerar durante 10 dias, ao sol, 30 g de folhas de louro num litro de azeite. Aplica-se em loção sobre a parte dorida. Também serve para afugentar insectos parasitas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário