sexta-feira, 13 de maio de 2016

Capim Cidreira ou capim limão

 Capim Cidreira e seus beneficios

O capim-cidreira é uma planta robusta que cresce formando touceiras. As touceiras são vários troncos dividindo o mesmo sistema radicular, como se fosse um arranjo feito pela própria natureza. As suas folhas parecem lâminas, cortam com muita facilidade. É necessário muito cuidado para cortá-las a fim de não machucar as mãos. Suas folhas são longas e de coloração verde-claro podendo atingir até um metro de altura. É uma planta de origem asiática, mas muito cultivada no Brasil.
Seu aroma é muito agradável e parece muito com o perfume do limão. A parte da planta a ser utilizada são as folhas.
A planta de nome científico Cymbopogon citratus também é conhecida como capim-santo, capim-limão, capim-cidró, capim-cheiroso e cidreira. É muito confundida com a erva-cidreira, mas suas propriedades são bem distintas, embora ambas façam muito bem a saúde.
A planta é utilizada na indústria cosmética, em óleo essencial, na culinária em forma de chá e como ornamentação.
O capim-cidreira é uma planta que se adapta muito bem em qualquer ambiente. Pode ser cultivada num vaso em casa ou no jardim. Ela é bastante resistente e serve para perfumar o ambiente, além de enfeitá-lo.
Propriedades do Capim-Cidreira
As propriedades terapêuticas são calmante, analgésica, antibactericida, diurética, antidepressiva, digestiva, expectorante, desinfetante e relaxante.

Benefícios do Capim-Cidreira para a saúde
Exerce ação tônica e estimulante sobre o aparelho digestivo. É indicada para dores abdominais, cólicas intestinais e urinárias, dores de cabeça e tosse. Auxilia no tratamento para a ansiedade, o estresse, a depressão e a insônia.  Ajuda no combate de diversas doenças como o reumatismo, inflamação nos rins e doenças no fígado. Alivia a tensão muscular fazendo o corpo relaxar.
Como usar o capim-cidreira
Na indústria de cosméticos a planta atua como calmante principalmente na realização de limpeza de pele. É usado no vaporizador agindo na dilatação dos poros para a retirada dos cravos e espinhas, e em forma de máscara para acalmar a pela após a limpeza. Muitos produtos para a beleza dos cabelos e pele possuem em sua composição o capim cidreira;
Compressas para acalmar a pele e relaxar podem ser feitas com o chá colocando no rosto, nos olhos ou na região afetada com pedaços de algodão.  Após aplicar a planta, lave bem à região e nunca se exponha ao sol. As propriedades da planta em contato com o sol pode causar manchas na pele;
O capim-cidreira é usado na culinária em forma de chá. O chá pode ser servido em temperatura quente ou fria. O chá pode ser misturado com frutas, se preferir! Fica muito saboroso! Vale a pena experimentar!
Chá de capim-cidreira
Coloque em uma xícara uma colher (chá) das folhas picadas. Despejar na xícara água fervente e cobrir. Deixe em infusão por pelo menos quinze minutos. Coe e sirva. Pode ser adoçado com açúcar ou mel e ainda não ser adoçado. O capim-cidreira não possui cafeína, portanto é perfeito após as refeições.
Recomendações
O capim-cidreira é usado como complemento nutricional, não substitui a medicação usual que deve ser utilizada em casos mais graves de doenças.
Recomenda-se sempre a orientação de um médico especialista para orientação e diagnóstico.
Contra indicação
Não pode ser ingerido por mulheres grávidas, pois pode ter efeito abortivo em doses concentradas. Não ingerir o chá junto com medicamentos com propriedades sedativas ou calmantes.

A erva cidreira (melissa officinalis) também é chamada de melissa e seu nome é constantemente atribuído à outra erva medicinal muito usada: o capim-limão!

Esta é da família da hortelã, inclusive as folhas são parecidas, porém as folhas da erva cidreira são maiores. Possui uma grande lista de propriedades benéficas à saúde, mas, talvez, a mais conhecida seja a de calmante, sendo muito usada para garantir uma boa noite de sono.
Veja a lista de propriedades e indicações da erva cidreira
analgésica,
antimicrobiana,
antiespasmódica,
antialérgica,
cicatrizante;
antinevrálgica,
adstringente,
antiinflamatória,
anti-séptica,
tônico,
sedativo;
relaxante,
propriedades aromáticas,
calmante,
catarros,
circulação,
tosse,
Indicada em casos de problemas gástricos: arrotos, cólicas, flatulência, gases,
Age contra celulite,
Limpa e cicatriza a pele: com acne, revigora, oleosidade.
Acaba com a ansiedade, dor de cabeça, crise nervosa, depressão, epilepsia, dores nos olhos, enxaquecas, melancolia, fadiga, insônia, problemas menstruais, nervosismo.
Algumas aplicações do seu chá
Na culinária e na cosmética, essa erva é muito utilizada, assim como em licores, já que possui aroma especial e peculiar, que, em temperos de aves, saladas e peixes também causa bom efeito. São usadas as folhas frescas, já que as secas não possuem sabor ou aroma tão intensos.

Uma indicação excelente de uma receita do chá de erva cidreira é para ajudar quem deseja abandonar de vez o terrível hábito de fumar!
– Ferva um litro de água e acrescente após desligar o fogo, 30g de folhas e flores de erva cidreira e deixe abafado por doze minutos, depois coe e adicione limão ao tomar o chá. Deve ser bebida uma xícara pequena, três vezes ao dia, acrescentando-se gotas de limão na hora de tomar.

Lembrando que não adianta apenas tomar chá para largar um vício, o primeiro e mais importante passo é querer muito! O chá certamente ajudará, mas a força de vontade deve ser o ingrediente fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário