sábado, 4 de junho de 2016

Maracujá

 Benefícios do maracujá

Deliciosa e a cara do verão, o maracujá é uma das frutas com maior produção no Brasil e tem uma enorme bagagem de benefícios para a saúde. Existem muitas espécies dessa fruta, sendo as mais conhecidas o maracujá guaçú, iguapó, melão e o mirim, mas o que os diferencia mesmo é a casca, aquelas mais enrugadas possuem a polpa mais adocicada e as de casca lisa são conhecidas por serem mais azedinhas, logo, são mais ácidas. O maracujá não tem muitas calorias, uma porção de 100 gramas da fruta contém, em um valor próximo, 70 calorias, sem mencionar que esta delícia ainda ajuda a emagrecer.

É necessário um território de clima tropical ou subtropical para plantar essa maravilha, portanto o Brasil é o país mais privilegiado com a maior produção do maracujá, mais uma desculpa para aderir a fruta ao cardápio.

Alguns benefícios notáveis desta fruta tropical
Fonte abundante das vitaminas A, C e outras do complexo B;
Apresenta boa quantia de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio;
É um ótimo calmante natural para o organismo humano;
A casca é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, emagrece e ainda consegue prevenir e controlar a diabete;
Nas sementes é possível encontrar um potente vermífugo. Fazendo um suco de maracujá as propriedades das sementes são automaticamente passadas para o líquido;
É um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento do organismo.
Atenção!
A fruta não tem nenhuma contraindicação oficial, mas os especialistas ressaltam sempre que exagerar pode ser perigoso, portanto evite. Dependendo do tipo da fruta, o maracujá pode ser muito ácido e chegar a atacar o fígado, além de que os poderes sedativos são, de fato, bastante poderosos e a pressão poderá cair consideravelmente.

Emagrecer, pectina e farinha – Conhecendo mais sobre os benefícios do maracujá
O maracujá é pouco conhecido pelos seus poderes emagrecedores, mas isso não quer dizer que sejam pouco eficientes. Nessa questão, a substância responsável é a pectina, que no estômago se transforma numa espécie de gel não digerível e provoca aquela sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos do que o normal, mas não de uma forma prejudicial à saúde. Essa substância é facilmente encontrada em alta concentração na casca do maracujá, naquela parte branca, ela ainda dentro do organismo humano carrega as gorduras e a glicose presente nos alimentos, eliminando pelas fezes esses elementos. Quanto à glicose, a pectina consegue reduzir a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea, quanto mais lento for esse processo, a fome irá demorar um pouco mais para aparecer. A farinha dessa fruta é muito eficiente na eliminação das toxinas acumuladas no organismo humano, estas prejudicam o funcionamento dos órgãos e isso desequilibra o metabolismo, algo que dificulta mais ainda o processo de emagrecimento. Para facilitar essa ação é importante beber no mínimo dois litros de água por dia, pois a farinha é riquíssima em fibras que pedem hidratação constante
O Maracujá é uma fruta altamente nutritiva é amplamente disponível na América do Sul e agora amplamente disponíveis em todo o mundo. Ele tem uma alta variedade em cores. Roxo e maracujá-amarelo são na sua maioria os mais disponíveis. Ele contém uma quantidades elevadas de nutrientes que prova porque é tão benéfico para a saúde.

O Maracujá contém uma grande quantidade de antioxidantes que protegem contra o câncer, envelhecimento precoce e inflamação. Ele contém uma grande quantidade de fibra, que é eficaz para melhorar a digestão. Junto com estes beneficio ainda proteger contra muitas outras doenças.

Benefícios do Maracujá na Prevenção do Câncer: O Maracujá contém uma grande quantidades de Vitamina C.  cerca de 50% do valor diária. A vitamina c é um antioxidantes, eles têm sido comprovada que proteger contra os radicais livres. que são produzidos devido ao aumento da poluição do estresse oxidativo. Com Estresse oxidativo alta, irá aumenta a produção de radicais livres no corpo na que eles danificam o DNA de células normais e transforma-lo em uma célula cancerosa. os antioxidantes têm sido comprovado que neutralizam os radicais livres e proteger contra o câncer. Maracujá contém Vitamina A e flavonóides que são eficazes em proteger contra o câncer de boca e Câncer de pulmão.

Benefícios do Maracujá Para Pressão Arterial: O Maracujá é altamente eficaz em combate a pressão arterial elevada. Ele contém 348 mg de potássio, que é de 7% do RDA. Com isso equilibra os Nível  de sódio no corpo com o potássio. Altos níveis de sódio no corpo aumentam o risco de pressão alta e outras doenças como ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral .
Benefícios do Maracujá Para Cólon: O Maracujá contém fibra solúvel, elas limpam toxinas armazenadas no cólon. Estas toxinas são responsáveis pelo câncer de cólon. 100 g de maracujá fornece 27% das fibras exigida pelo organismo por dia. Então isso prova ser o melhor alimento para limpar o cólon.

Benefícios do Maracujá Para os olhos: Devido as alterações no estilo de vida, os problema na visão estão crescendo dia a dia. A perda da visão é geralmente devido à falta de nutrição nos alimentos. Mas a perda da visão pode ser revertida através da inclusão de alimentos saudáveis na dieta. O Maracujá é dos alimentos mais saudáveis é benéfico para a saúde dos olhos. Ele contém uma grande quantidade de antioxidante, Vitamina A, Vitamina C e flavonóides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres. Portanto, é benéfico na proteção na perda de visão e melhorar a qualidade da visão.

Benefícios do Maracujá no Aumento da Produção de Sangue: O Maracujá contém uma grande quantidades de Ferro , que é  20% do valor da diária necessária. Junto com Ferro, o Maracujá ainda é uma rica fonte de vitamina C. A vitamina C aumenta a capacidade de absorção de ferro. Por isso, impede a perda de ferro e conseguintemente aumentar a produção de sangue.

Benefícios do Maracujá Na Digestão: As Frutas contém uma grande quantidades de fibras solúveis, elas ajudam a melhora a digestão. Também melhoram a capacidade de absorção dos nutrientes para o corpo.

Benefícios do Maracujá para Imunidade: A vitamina C é altamente eficaz para aumentar a imunidade. Ela aumenta a imunidade para proteger da doença comum, como gripe, resfriado e infecções.

Saúde Cardiovascular: O Maracujá contém alto teor de fibras, elas ajudam a reduzir os níveis do colesterol no sangue. Ele aumenta o HDL (colesterol bom) e diminuir o LDL (mau colesterol). Assim, impede o bloqueio do fluxo de sangue para o coração. Além disso, ele também contêm uma grande quantidade de antioxidantes que protegem as artérias dos radicais livres. Assim, prova que e altamente benéfico para o sistema cardiovascular.

Melhorar a Qualidade do Sono: O maracujá relaxa o sistema nervoso e induz o sono.
O maracujá é uma delícia! Essa fruta, que é “a cara do verão”, é uma mais produzidas no Brasil, e é repleta de benefícios. Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional.

E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina (especialmente perigosos para os diabéticos), combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha e até em cosméticos, graças à ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro também oferecem benefícios semelhantes. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da conhecida ação tranquilizante.

Benefícios do Maracujá

Fonte abundante das vitaminas A, C e outras do complexo B
Apresenta boa quantia de sais minerais, entre eles o cálcio, ferro, fósforo e sódio
É um ótimo calmante natural para o organismo humano
A casca é bastante rica em fibras que ajudam na digestão, emagrecem e ainda previnem e controlam a diabete
Nas sementes é possível encontrar um potente vermífugo (fazendo um suco de maracujá, as propriedades das sementes são automaticamente passadas para o líquido)
É um poderoso antioxidante que age contra o envelhecimento precoce dos órgãos e melhora o funcionamento do organismo
O maracujá é apenas contraindicado em casos de pressão baixa: pela ação sedativa do maracujá, a pressão pode cair ainda mais.

O maracujá pode ajudar no emagrecimento?

O maracujá não é muito conhecido pelos seus poderes emagrecedores, mas isso não quer dizer que eles não existam. A substância responsável é a pectina, que no estômago se transforma numa espécie de gel não digerível e provoca sensação de saciedade, fazendo a pessoa comer menos.

A pectina é facilmente encontrada em alta concentração na casca do maracujá. Essa substância carrega as gorduras e a glicose presente nos alimentos, eliminando-as pelas fezes. Quanto à glicose, a pectina consegue reduzir a velocidade com que o açúcar entra na corrente sanguínea, e quanto mais lento for esse processo, a fome irá demorar um pouco mais para aparecer.

A farinha  dessa fruta é também muito eficiente na eliminação das toxinas acumuladas no organismo: estas prejudicam o funcionamento dos órgãos, desequilibrando o metabolismo — algo que dificulta mais ainda o processo de emagrecimento. Para facilitar essa ação “emagrecedora”, é importante beber no mínimo dois litros de água por dia, pois a farinha é riquíssima em fibras que pedem hidratação constante.
Como fazer a farinha de maracujá em casa?

Selecione maracujás firmes e sem rugas. Retire a polpa e corte a casca ao meio e em pedaços;
Coloque em uma assadeira e leve ao forno médio por cerca de meia hora, mexendo de vez em quando;
Retire a assadeira do forno quando a casaca estiver torrada. Bata no liquidificador. Se restarem grumos, peneire a farinha.
Sugestão: 1 colher de sopa por dia. Pode colocar no suco ou água ou ainda salpicar na comida. Evite levá-la ao fogo.
O maracujá apresenta benefícios que ajudam no tratamento de diversas doenças, como ansiedade, depressão ou hiperatividade, e no tratamento de problemas de sono, nervosismo, agitação, pressão alta ou inquietação, por exemplo. Este pode ser usado na formulação de remédios caseiros, chás ou tinturas, e podem ser usadas as folhas, flores ou o fruto do maracujá.

Além disso, também pode ser usado para emagrecer e no combate ao envelhecimento, pois está repleto de antioxidantes como as vitaminas A e C, e apresenta propriedades diuréticas.

O maracujá é o fruto da planta medicinal cientificamente conhecida como Passiflora, uma trepadeira que é popularmente conhecida como flor da paixão.

Para que serve o maracujá

O maracujá pode ser usado como remédio natural, para ajudar no tratamento de diversos problemas, como:

Ansiedade e depressão: ajuda a reduzir a ansiedade e agitação, ajudando a acalmar e relaxar; Veja como fazer suco de maracujá para acalmar em: suco de maracujá para acalmar;
Insônia: tem um efeito no organismo que induz a sonolência e tem propriedades relaxantes e calmantes que ajudam a adormecer; Veja como preparar suco de maracujá para dormir melhor em: suco de maracujá para evitar a insônia;
Nervosismo, agitação, inquietação e hiperatividade em crianças: tem uma ação sedativa e calmante, que ajudam a relaxar e a calmar;
Mal de Parkinson: ajuda a reduzir os tremores associados à doença, pois possui propriedades que acalmam o organismo;
Dores menstruais: ajuda a aliviar a dor e diminui as contrações no útero;
Dor de cabeça causada por rigidez muscular, tensão nervosa e dores musculares: ajuda a aliviar a dor e a relaxar o corpo e os músculos;
Pressão alta causada pelo estresse: ajudar a baixar a pressão sanguínea. Veja como fazer suco de maracujá para regular a pressão sanguínea em: Suco de maracujá para pressão alta;
Propriedades do maracujá

O maracujá apresenta ação sedativa e calmante, analgésica, refrescante, que reduz a pressão sanguínea, tônica para o coração, relaxante para os vasos sanguíneos, que diminui os espasmos, antioxidante e propriedades diuréticas.

Modo de uso do maracujá

O maracujá pode ser usado na forma de chá ou infusão usando folhas secas, frescas ou trituradas, flores ou fruto da planta, ou pode ser usado na forma de tintura, extrato fluido ou em cápsulas. Além disso, o fruto da planta pode ser usado para fazer sucos naturais, compotas ou doces.

Chá de Maracujá

O chá de maracujá ou infusão é umas das opções que pode ser preparado com folhas secas, frescas ou trituradas da planta, e pode ser usado para o tratamento da insônia, dores menstruais, dores de cabeça causadas por tensão ou para tratar a hiperatividade em crianças.

Ingredientes: 1 colher de chá de folha secas ou trituradas de maracujá ou 2 colheres de chá de folhas frescas;
Modo de preparo: numa xícara de chá colocar as folhas secas, trituradas ou frescas do maracujá e adicionar 175 ml de água fervente. Tapar, deixar repousar durante 10 minutos e coar antes de beber.
Para o tratamento da insônia este chá deve ser bebido 1 vez vez por dia, à noite, e para aliviar as dores de cabeça e menstruais deve ser bebido 3 vezes por dia. Para o tratamento da hiperatividade em crianças as doses devem ser reduzidas e indicadas pelo pediatra.
Tintura de Maracujá

A tintura de maracujá pode ser comprada em farmácias de manipulação, mercado ou lojas de produtos naturais, e pode ser usada para tratar a tensão nervosa, pressão alta e na redução da intensidade das crises da síndrome de Ménière. Esta tintura deve ser tomada 3 vezes por dia, sendo recomendada a ingestão de 2 a 4 ml de tintura, o equivalente a 40 - 80 gotas, segundo orientação médico ou fitoterapeuta.

Extrato fluido de Maracujá

O extrato fluido de maracujá pode ser comprado no mercado, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, para o alivio da dor de dentes e para tratar o herpes. Este extrato deve ser tomado 3 vezes por dia, junto com um pouco de água, sendo recomendado tomar 2 ml, equivalente a 40 gotas, segundo orientação médico ou fitoterapeuta.

Cápsulas de Maracujá

As cápsulas de maracujá podem ser compradas em farmácias, farmácias de manipulação ou lojas de produtos naturais, para o alivio da ansiedade, tensão e dores de cabeça, sendo recomendado tomar 1 a 2 cápsulas de 200 mg, de manhã e à noite, segundo orientação médico ou fitoterapeuta.

Efeitos colaterais do maracujá

O efeito colateral mais comum do maracujá é a sonolência, especialmente se o maracujá for ingerido em excesso.

Contraindicações do maracujá

O maracujá está contraindicado para pacientes com pressão baixa.

Informação nutricional do maracujá

O Maracujá, apresenta as seguintes informações nutricionais:

Componentes Quantidade por 100 g de maracujá
Energia 17 kcal
Lípidos 0,13 g
Proteínas 0,40 g
Hidratos de Carbono 4,21 g
Fibras 1,9 g
Vitamina A 229 UI
Vitamina C 5,4 mg
Betacaroteno 134 mcg
Potássio 63 mg
Vitamina B2 0,02 mcg

Chá das folhas de maracujá
O chá de folhas de maracujá é uma ótima alternativa ao suco da fruta, pois mantém muitas das propriedades medicinais contidas nela, e pode ser tomado a qualquer hora do dia. Além de ser usado como auxiliar nos tratamentos contra insônia e ansiedade o chá de folhas de maracujá é tão potente que seu uso atualmente anda sendo combinado com outros procedimentos para acabar com o vício das drogas e do alcoolismo.
O maracujá
O maracujá foi batizado pelos índios, seu nome no idioma tupi significa “alimento dentro da cuia”. A árvore que dá origem ao maracujá, que é nativa do Brasil, é do tipo trepadeira, ou seja, se desenvolve se enroscando em outras árvores.
As folhas
Nas folhas do maracujá são encontradas substâncias que quando entram em contato com o sistema nervoso central adquirem o poder de atuar como antidepressivas, sendo então um poderosíssimo calmante natural. Nos tratamentos contra insônia o chá de folhas de maracujá também é indicado, pois provoca relaxamento e combate a excitação nervosa.

Quando fazer uso do chá
O chá de folhas de maracujá possui várias propriedades medicinais benéficas à saúde, funcionando como anti-inflamatório e analgésico, além de funcionar como depurativo do sangue. O consumo feito pelas crianças é aconselhado, uma vez que o chá de folhas de maracujá, assim como o suco da fruta, funciona como um potente vermífugo.

Mulheres na menopausa também devem consumir o chá, pois ele alivia os calores e as alterações do humor típicas da época. Quem sofre com hipertensão arterial e estresse também pode tomar o chá e conferir seus benefícios.

Mas o melhor efeito do chá é com certeza sua capacidade calmante quase sedativa, tão vigorosa que anda sendo utilizada nos tratamentos de dependentes químicos e dos alcoólatras, pois ajuda eles a suportar o desejo de consumir as drogas e ingerir bebidas alcoólicas. O uso frequente do chá também diminui a intensidade das crises de abstinência.
Receita desta infusão
Para uma pessoa normal o aconselhado é o consumo de uma à três xícaras de chá por dia, não ultrapassando o período de uma semana sem pausa. Para fazê-lo é muito fácil: Coloque 200 ml de água para ferver e desligue o fogo. Coloque a água numa xícara e acrescente uma colher de sopa de folhas secas de maracujá. Tampe a xícara e mantenha abafado por dez minutos. Coe e beba adoçado com açúcar mascavo, se preferir.

Para ajudar no combate ao vício em drogas e alcoolismo a quantidade ingerida por dia deve ser maior, cerca de 1 litro, mas o preparo é basicamente o mesmo: Coloque um litro de água previamente fervida em um recipiente e acrescente cerca de 100 g de folhas secas de maracujá. Tampe, mantenha a mistura abafada por dez minutos coe e beba. Tome quatro copos diariamente.

Vale lembrar que o indicado é que as folhas sejam secadas à sombra, para continuarem com as propriedades medicinais contidas nela.
Maracujá: os benefícios vão além da ação tranquilizante
Todas as partes do maracujazeiro e da fruta oferecem benefícios à saúde. Veja como aproveitar cada uma delas
PUBLICADO EM
29/10/2014
ATUALIZADO EM 02/03/2016
Maracujá: os benefícios vão além da ação tranquilizante
Todas as partes do maracujazeiro e da fruta oferecem benefícios à saúde. Veja como aproveitar cada uma delas
343
SHARES
COMPARTILHAR

TWEETAR

Compartilhar no Google Plus

Pinar

Compartilhar do LinkedIn
 Maracujá: os benefícios vão além da ação tranquilizantepor Thais Szegö | Foto: Alex Silva
ESCRITO POR


REDAÇÃO M DE MULHER
Além do sabor azedo, que cai bem no clima tropical, o maracujá é recheado de nutrientes, tem uma forte ação antioxidante e pouquíssimas calorias. "O maracujá é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, fósforo, sódio e potássio", enumera a nutricionista Paula Fernandes Castilho, diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, em São Paulo. "Ele conta com bastante vitamina A e C e muita fibra solúvel", acrescenta a nutricionista Vanderlí F. Marchiori, de São Paulo.

100% aproveitável
E não é só a polpa que merece atenção. Um estudo realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro mostra que a casca do maracujá evita os picos de insulina, muito perigosos para os diabéticos, combate o mau colesterol e ainda ajuda a emagrecer. Nas sementes, por sua vez, pode ser encontrado um óleo com boa quantidade de ácidos graxos, muito apropriado para uso na cozinha ou até em cosméticos, graças à sua ação emoliente e antioxidante. E as folhas do maracujazeiro oferecem igualmente benefícios. Nelas fica a maior parte dos ativos por trás da ação tranquilizante.

Os cientistas já perceberam que essa planta guarda muitas outras surpresas. A aposta nela é tão grande que foi criada uma associação de pesquisadores para desvendar seus segredos. "Ela é composta de 27 instituições brasileiras de renome, como a Universidade de São Paulo e a Universidade de Brasília, além de duas internacionais", conta a pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, que coordena a rede. "Uma das metas é estudar as variedades de espécies nativas, estimadas em cerca de 200", ela explica. Tanto empenho tem valido a pena. A equipe descobriu que algumas delas combatem o diabete, os problemas do coração, as enxaquecas, o estresse, a tensão pré-menstrual, os tremores e a obesidade, além de contribuírem para a regeneração celular. "Muitas não são conhecidas pelo público, por isso agora estamos trabalhando com o intuito de colocá-las no mercado, o que deve acontecer em breve", diz Ana Maria.

Ele é mesmo calmante?
Sim. Ele contém alcaloides e flavonoides, substâncias que agem no sistema nervoso central e atuam como tranquilizantes, analgésicos e relaxantes musculares. "Por isso ajudam a combater a ansiedade, a depressão e os distúrbios do sono", esclarece Paula Fernandes Castilho, especialista também em fitoterapia. "Mas não é indicado usar as folhas diretamente para fazer chá em casa, já que elas têm compostos tóxicos", alerta Ana Maria Costa.

Como aproveitá-lo
Folhas: com elas são feitos medicamentos e chás. Mesmo quem não aprecia o gosto pode tirar proveito de sua ação calmante usando a infusão como base de sucos.

Fruto: é rico em nutrientes e seu suco é ingrediente precioso em receitas como mousses, bolos, molhos para salada, vinagretes e até farofas.

Casca: ela é rica em pectina, um tipo de fibra que arrasta gorduras para fora do organismo. É consumida na forma de farinha, misturada em sucos e iogurtes.

Sementes: trituradas, entram na fabricação de esfoliantes. Já o óleo extraído delas serve para temperar saladas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário