sexta-feira, 10 de junho de 2016

Hortelã

 Benefícios da Hortelã Para Saúde
Hortelã pode ser descrito como uma das ervas mais usados extensivamente no mundo da culinária. hortelã é conhecida por seu aroma único e acrescenta uma mistura de frescor aos pratos. A característica verde e vibrante da hortelã faz com que pareça ainda mais exótico. É amplamente utilizado como em gomas de mascar, vários anti-séptico bucal e creme dental. Várias bebidas, sorvetes, xaropes, doces, molhos e muito, muitos pratos usam hortelã por causa do seu aroma. Ele também tem muitas propriedades medicinais e é conhecido por fazer maravilhas para o sistema digestivo. leia mais sobre os benefícios da hortelã Para saúde!

Benefícios nutricionais da Hortelã:
Hortelã tem poucas calorias, mas contém muitos nutrientes. Ele fornece apenas 70 calorias por 100 gramas de seu consumo. Ele é uma rica fonte de fibra dietética e de Proteína. É rico em Vitamina C, vitamina B e Vitamina D e minerais como Magnésio, Ferro, sódio e Potássio.

Benefícios da Hortelã para as funções digestivas: A Hortelã ajuda no fortalecimento dos órgãos digestivos e auxilia em uma digestão eficiente. Ele aciona o funcionamento das glândulas salivares e várias enzimas digestivas, que ajuda na digestão. É amplamente consumida É quando uma pessoa sofre de dores de estômago e indigestão. Sabe-se que a Hortelã proporcionar um efeito de arrefecimento e alivia os tratos digestivos. Chá de Hortelã é frequentemente consumida por uma pessoa que sofre de prisão de ventre, pois é rica em fibras dietéticas que contribui com o movimento do intestino.

Benefícios da Hortelã para estresse: A Hortelã tem um forte aroma que o torna útil no alívio do estresse. Óleo de hortelã é usado em vários medicamentos para evitar dores de cabeça e o tratamento da depressão. Muitos perfumes e sabonetes aromáticos também estão disponíveis, que ajuda a elevar o humor. Eles podem ser mantidos abaixo do travesseiro, a fim de obter um efeito relaxante e de uma Boa Noite de Sono.

Benefícios da Hortelã na Prevenção de resfriado: A Hortelã é consumida para prevenir muitas doenças respiratórias. É útil contra infecções de garganta. Seu cheiro forte ajuda na limpeza da traquéia e remove o bloqueio nariz e congestões respiratórias. e tem excelente benefcícios conta a asma por causa do seu aroma.
Benefícios da Hortelã para a pele: A Hortelã é muito benéfico para a pele. Tem propriedades anti-inflamatórias e é ante-pruriginosas; ele pode ser aplicado diretamente sobre as áreas que coçam. Ele pode ser usado como um purificador para remover a pele morta e podem ajudar a trazer brilho para a pele. O Hortelã é uma excelente fonte de antioxidantes e contém ácido rosmarínico, que ajuda a combater os radicais livres e protege a pele contra o câncer de pele. Ele pode ser aplicado para a acne e espinhas. Tem efeito calmante e refrescante que ajuda na prevenção de acnes.
Benefícios da Hortelã contra o Câncer: Menta restringe o metabolismo das células cancerosas. Ele contém álcool perílico que limita o crescimento de células cancerígenas. O câncer de próstata pode ser prevenido pelo seu consumo, pois ajuda a desestabilizar a estrutura do DNA. Os carotenóides e retinóides também estão presentes na hortelã que é útil contra câncer de fígado.

Outros Benefícios da Hortelã para Saúde:

Hortelã é conhecido como um limpador de sangue e ajuda na liberação de toxinas. É diurético e é útil para eliminar os resíduos corporais.
Hortelã foi usado para a saúde oral. É consumida para restringir o mau hálito. Combate bactérias e germes na boca. Também protege os dentes e gengivas.
Hortelã, uma erva repleta de benefícios
Mais do que aromatizante, refrescante e ingrediente primordial de muitos produtos comestíveis e de beleza, a hortelã tem várias propriedades medicinais que além de perfumar nossa vida, ajudam no combate aos males da saúde.

Sua composição é rica em ferro, cálcio e nas vitaminas A e C. Sem mencionar que esta erva é antioxidante e auxilia na conservação do colágeno da pele e do cabelo.

O mentol, também presente na hortelã, é conhecido no combate às bactérias e como calmante para dores musculares (por isso a erva é muito utilizada em géis e pomadas indicados em casos de contusões), além de ser considerado também um ótimo anestésico.

Curiosidades sobre os benefícios da hortelã
Em um recente estudo, foi descoberto que inalar o cheiro do óleo extraído das folhas desta erva ajuda na perca de peso. As pessoas que cheiravam a essência da hortelã a cada duas horas, tinham uma perca significativa no apetite, o que reduzia cerca de 300 calorias em seu consumo diário.
O chá de suas folhas é muito eficaz no combate as cólicas menstruais;
Algumas pessoas acreditam no poder sedativo da hortelã, quando associada a outras ervas;
Colocar folhas amassadas em cima de picadas de inseto alivia as dores;
O mais indicado é o uso das folhas frescas, pois depois de desidratadas elas perdem grande parte das propriedades terapêuticas;
Por ter componentes muito fortes e ativos, a hortelã não é indicada para uso infantil, pois pode causar irritação das mucosas.
Ao verem essas simples folhinhas decorando pratos e sucos, poucas pessoas imaginam que elas podem trazer mitos benefícios para o corpo, aqui você saberá como a Hortelã pode ajudar na manutenção da saúde do seu corpo.

Esta planta de folhas aveludadas, conhecida cientificamente como Menthapiperita  e popularmente conhecida como Menta ou Hortela-Pimenta, traz em suas folhas e flores propriedades antiespasmódicas, carminativas, estomáquicas, estimulantes, tônicas, antissépticas, anestésicas, vermífugas, calmantes e muito mais, incontáveis propriedades que auxiliam no bom desenvolvimento e manutenção da nossa saúde corporal e bem estar.
Além destas propriedades, as folhas da hortelã são ricas em vitaminas como a A, B e C, sais minerais como ferro, cálcio e potássio. Quem poderia imaginar que uma simples folhinha poderia ter tanto a oferecer?

A planta é utilizada principalmente para o tratamento de atonia das vias digestivas, timpanite (principalmente a que possui causa nervosa), cálculos renais, problemas de flatulência, cólicas, vômitos,  icterícia e dismenorreia, além de outros incontáveis problemas, sendo muito eficaz no tratamento delas, tão eficaz que até faz parte das fórmulas de diversos remédios encontrados nas farmácias, principalmente em remédios expectorante, isto porque a hortelã favorece a expectoração do catarro das mucosas e ainda inibe a formação de mais fluidos e ainda ajuda a alivirar os sintomas da doença.

 Principais usos:
Uso do Hortelã na Medicinais:
Para cada fim há um uso diferente, a forma como a hortelã será manuseada, tratada e utilizada vai depender de qual será o seu uso. Um dos mais comuns é para picadas de inseto em crianças, ao amassar as folhas da hortelã e aplicá-las sobre a picada, ajudará a aliviar a dor e diminuir o inchaço. Tal método também pode ajudar no alívio de dores nas juntas e de cabeça.
Dores abdominais podem ser aliviadas com a ingestão de leite quente com algumas folhas de hortelã misturadas a ele.

Já o chá das forlhas de hortelã é altamente eficaz na eliminação de vermes intestinais em crianças. Mães que estão amamentando também podem usar o chá para auxiliar no aumento da secreção de leite. Outros problemas que podem ser aliviados com o chá são os gases, cólicas, gripes e resfriados, além de contribuir para o aumento e circulação da bilis. Por ter grande poder digestivo, o chá é uma ótima opção para se tomar após as refeições, principalmente para quem sofre com dores estomacais e ao ser ingerido de forma concentrada, o chá pode ajudar a aliviar cólicas menstruais.

Além do chá existe outra receita que também pode ser utilizada para acabar com os vermes:

Misture duas colheres de sopa de sumo de hortelã com duas colheres de sopa de mel. A mistura deve ser ingerida em jejum durante 15 dias, faça um intervalo de 10 dias e em seguida volte a tomá-la.
Para gripes e resfriados a melhor opção é a infusão da hortelã. Para fazer a infusão são necessários 3g de folhas de hortelã, que devem ser mergulhadas em 100ml de água fervente. Deixe as folhas submersas na água dentro de uma panela tampada por cinco minutos, em seguida a solução estará pronta para o consumo.

Outro uso para a hortelã é em formato de óleo, para fazê-lo pegue um punhado generoso de folhas e flores de hortelã, amasse tudo junto e coloque em um recipiente com azeite, deixe a mistura descansar por quatro dias, depois deste tempo o óleo já estará pronto para o uso. Este óleo medicinal pode ser utilizado no tratamento de áreas que sofreram algum tipo de pancada ou que estão inchadas, para pessoas resfriadas o ideal é massagear o peito, costas ou então aplicar o óleo na área da garganta.

A hortelã é altamente utilizada na aromaterapia para o aumento da confiança, inibição de pensamentos negativos, medo e egoismo.  Contudo, alguns efeitos colaterais podem acontecer se for usado em grande quantidade em crianças e lactantes, sendo a dispnéia e a asfixia os principais problemas.
Uso do Hortelã nos Cosméticos:
Além dos usos medicinais, a hortelã também é utilizada na fórmula de cosméticos, sendo utilizada principalmente para ajudar no rejuvenescimento da pele e ainda gera um frescor agradável. Suas propriedades adstringentes evitam o aparecimento de cravos e espinhas, possuindo também a função clareadora da pele e, quando é bochechada, deixa o hálito fresco.
Para quem tem pele oleosa, a aplicação do chá de hortelã forte sob a pele ajuda na diminuição da oleosidade. Para que o tratamento gere bons resultados, é aconselhável que todos os dias após a limpeza do rosto, aplique o chá com a ajuda de um chumaço de algodão, passando-o com movimentos circulares em toda a extensão do rosto de dentro para fora, faça isso pelomenos duas vezes por semana.

Outro tratamento indicado para a pele é a sauna antinevrálgica, para fazê-la pegue ½ litro de água fervente, adicione 25g de folhas de hortelã por fim, exponha o rosto ao vapor da mistura e coleque uma toalha sobre o rosto, para formar uma espécie de cabana que ajudará na concentração do vapor no rosto.

Para cuidar da pele do corpo todo, o ideal é o banho estimulante de hortelã, para fazê-lo misture 50g de folhas em um litro de água em fogo brando por três minutos, misture a solução na água da banheira. O banho deve ser tomado preferencialmente pela manhã.
Uso do Hortelã na Culinária:
Dentre os mais conhecidos usos da hortelã estão os usos culinários, muitas pessoas costumam usar suas folhas para o preparo de sucos, bolos, carnes e outros tipos de alimentos.

Dentre as delícias feitas com hortelã está a geleia, que pode servir como um ótimo acompanhamento para carnes, assados e costelas. Também para acompanhar algumas carnes e saladas existe o azeite aromatizado com hortelã, que pode ser feito em casa com a imersão das folhas em um vidro de azeite, após alguns dias ele agregará o gosto e o aroma do hortelã. Omeletes e ovos mexidos também podem ser incrementados com a adição de algumas folhinhas da planta.
Apesar da variedade de receitas que contém a hortelã, segundo médicos e especialistas, a melhor forma de consumí-la é em sua forma fresca natural, pois conserva todas as suas vitaminas e sais minerais. Algumas pessoas costumam consumi-la seca ou desidratada contudo, dessa forma a hortelã acaba perdendo a maioria das suas propriedades.

Outro grande atrativo da planta, além do seu sabor e aroma, são as suas propriedades afrodisíacas. Muitas pessoas acreditam que a hortelã possui tais propriedades, toda essa crença começou com os árabes, grupo que costuma usar com frequência a planta em seus pratos, mas, além de utilizarem para fins alimentícios, também usavam para fins medicinais, no tratamento da impotência e da diminuição da libido.  Outra crença sobre a planta é que ela traz proteção, dinheiro e até mesmo ajuda a exorcizar pessoas.

Ao comprar a hortelã procure escolher ramos com as folhas mais verdes, em boas condições e sequinhas, pois a água em excesso acelera o processo de deterioração da planta. A erva deve ser conservada na geladeira em sacos plásticos fechados. Plantas com folhas amareladas não são próprias para o consumo.
Por mais que a planta seja extremamente benéfica à saúde, como tudo na vida, seu uso em excesso em longo prazo pode ser prejudicial, isto porque a pulegona, contida na planta, parasitária sobre o bulbo raquidiano, que pode causar insônia, se a eva for consumida antes de dormir. Alguns especialistas compartilham da opinião de que crianças devem evitar o uso da erva, para que não haja problema de falta de ar ou asfixia. Dessa forma, procure sempre utilizar a hortelã de forma moderada, assim você verá os benefícios na parte interna e externa do seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário